Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValle, Maria Teresa Esteban do-
Autor(es): dc.contributorCPF:84030453791-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4-
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecilia Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorCPF:29862523700-
Autor(es): dc.contributorPrado, Guilherme do Val Toledo-
Autor(es): dc.contributorCPF:33144255623-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785484J0-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Stella Maris Moura de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-04-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20835-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774605-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this investigation is to relate some experience that has been held by a group of read and write teachers from Baixa do Sapateiro Cooperation Class Elementary School, a public municipal school placed in Maré District. These teachers’ process of formation at work is, therefore, the object of this dissertation. Thus, the school quotidian comes into prominence as a favoured setting for teachers’ dialogues and reflexions about their daily pedagogical pactices. In order to deeply understand how the knowledges build our teaching and learning development tissue, I should collect and report some stories of our own, read and write teachers. The investigation is theoretically placed in the qualitative methodology connected with the school quotidian. Since my intention is to show these teachers’ actions and reflexions, I aim to point out and proclaim the need to include our everyday production and creation in teaching school courses and programs. In this way, the dissertation comes to identify and study some significant elements from theory and practice. As a leading guide for this piece of work, the pedagogical practice may be considered the main element of this investigation.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem por objetivo narrar o processo de formação em serviço de um coletivo de professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Classe em Cooperação Baixa do Sapateiro, localizada no Complexo da Maré. Por reconhecer a relevância do cotidiano escolar como espaço-tempo privilegiado para o diálogo e a reflexão das professoras sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem, tornou-se fundamental colher e narrar algumas histórias contadas, por nós, professoras alfabetizadoras, para que com elas pudesse compreender com mais profundidade os conhecimentos que compõem o tecido de nossa formação. Fundamentada numa metodologia qualitativa de pesquisa com o cotidiano escolar, busco através dessas histórias dar maior visibilidade às ações e às reflexões das professoras participantes desta pesquisa. Intenciono denunciar e anunciar a necessidade de inclusão de nossas produções e criações cotidianas no curso de nossa formação. Nesse percurso, elementos teóricos e práticos significativos para as nossas atuações na sala de aula são identificados e problematizados. A prática pedagógica, fio condutor deste trabalho, pode ser considerada o principal elemento reflexivo desta pesquisa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Publicador: dc.publisherBR-
Publicador: dc.publisherUFF-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores alfabetizadores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleUma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.