A percepção da química no acervo do centro de ciências itinerante, ciências sob tendas como estratégia para a educação de surdos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMadeira, Lucianne Fragel-
Autor(es): dc.contributorDawes, Tathianna Prado-
Autor(es): dc.contributorAlves, Gustavo Henrique Varela Saturino-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Iara Hooper-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30734-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774572-
Descrição: dc.descriptionOs Licenciados e Educadores da Química têm papel fundamental para que a população perceba a Química em suas atividades diárias, pois estão diretamente ligados a educação básica do Brasil. Dessa forma, podem despertar o interesse e a curiosidade para áreas da STEAM e suas aplicações cotidianas. Assim, para além da sala de aula, a educação científica pode e deve se desenvolver em diversos ambientes, como por exemplo os museus e os centros de ciências. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo averiguar a presença e a percepção da Química nas atividades do Ciências sob Tendas (CST) selecionadas para a elaboração dos vídeos-guia em Libras e se os mesmos, a partir da existência de sinais-termo, contribuíram para a percepção dos alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) sobre a Química. Para tal, esse trabalho possuiu três abordagens metodológicas principais: de caráter exploratório, de pesquisa explicativa e de uma abordagem qualitativa. Essas abordagens se aplicaram sobre dois procedimentos técnicos: levantamento por meio da observação do grupo focal em Libras auxiliado por lembrança estimulada e análise documental de todo o material necessário para produzir os vídeos-guia em Libras do CST. A partir disso, foram identificados os conceitos de Química presentes nos roteiros das atividades, nos roteiros dos vídeos-guia e nos vídeos em si. Contudo em quantidades cada vez menores. Alguns sinais-termo de Química foram utilizados na confecção dos vídeos, entretanto, observou-se que outros foram desconsiderados. Ademais, os alunos do INES puderam realmente identificar a Química nas atividades e a visita se demonstrou eficaz para despertar o interesse dos surdos por seguir carreiras científicas em perspectiva futura.-
Descrição: dc.descriptionChemistry Graduates and Educators have a fundamental role for the population to perceive Chemistry in their daily activities as they are directly linked to basic education in Brazil. Thus, they can arouse interest and curiosity for areas of STEAM and their everyday applications. Thus, in addition to the classroom, science education can and should be developed in different areas, such as museums and science centers. Thus, this research aimed to investigate the presence and perception of Chemistry in the activities of the Ciências sob Tendas (CST) selected for the elaboration of the guide videos in Libras and if they, based on the existence of term signs, contributed to the perception of students of the National Institute of Education for the Deaf (INES) about Chemistry. To this end, this work has three main methodological approaches: exploratory, explanatory research and a qualitative approach. These approaches were applied to two technical procedures: survey through observation of the focus group in Libras aided by stimulated recall and document analysis of all the material necessary to produce the CST guide videos in Libras. From this, the concepts of Chemistry present in the scripts of the activities, in the scripts of the guide videos and in the videos themselves were identified. However, in smaller and smaller quantities. Some Chemistry term-signs were used in the making of the videos, however it was observed that others were disregarded. Furthermore, INES students were able to really identify Chemistry in the activities and the visit proved to be effective in awakening the interest of deaf people in pursuing scientific careers in the future.-
Descrição: dc.description50 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação científica-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectExtensão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectScientific dissemination-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSocial inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian Sign Language-
Título: dc.titleA percepção da química no acervo do centro de ciências itinerante, ciências sob tendas como estratégia para a educação de surdos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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