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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bernadá, Gabriel Mario Guerra | - |
Autor(es): dc.contributor | Benini, Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Antônio Guilherme Barbosa da | - |
Autor(es): dc.creator | Lassé, Alex Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16567 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774569 | - |
Descrição: dc.description | Em qualquer categoria automobilística, seja ela qual for, um dos parâmetros que diferenciam no desempenho dos carros é a aerodinâmica. Esta é responsável por aumentar aderência dos pneus à pista dando mais aceleração ao carro nas saídas de curva, permitindo que os carros façam curvas em velocidades maiores e tornando possível a redução da velocidade em menor tempo durante a frenagem. Isso tudo é resultado do escoamento do ar ao redor das superfícies que assim geram diferenças de pressão ao redor do carro, criando uma força peso fictícia conhecida como downforce. Um dos principais componentes aerodinâmicos responsáveis por possibilitarem esses ganhos de desempenho são as asas. Estas geram uma diferença de pressão entre sua parte superior e inferior quando posicionadas com ângulos de ataque positivos e para um veículo de Formula SAE não é diferente. Porém, a configuração das geometrias das asas deve ser selecionada a fim de gerar grandes quantidades de downforce em baixas velocidades. Como não é permitido que os aerofólios tenham mudanças de ângulo ou se movam durante as provas dinâmicas da competição, é necessário a criação de uma geometria de asas com múltiplos elementos. Podendo-se criar com elas, grandes ângulos de ataque e consequentemente uma quantidade significativa de downforce em velocidades baixas. Através de análise numérica utilizando o software Ansys, perfis aerodinâmicos 2D e 3D foram avaliados para definir a configuração das asas com os seus múltiplos elementos. Os resultados mostram a importância deste tipo de configuração para as asas, ao apresentarem ótimos valores de downforce. O arrasto também é aumentado no carro, mas a relação entre estas duas forças são aceitáveis para a categoria, tornando possível para o veículo de Formula SAE melhorar seu desempenho nas pistas | - |
Descrição: dc.description | In any automobile category, whatever it may be, one of the parameters that differentiate car performance is aerodynamics. This is responsible for increasing the adhesion of the tires to the track, giving more acceleration to the car at the corner exits, allowing the cars to turn at higher speeds and making it possible to reduce speed in less time during braking. This all results from the flow of air around the surfaces that generate pressure differences around the car, creating a fictitious weight force known as downforce. One of the main aerodynamic components responsible for making these performance gains possible is the wings. These generate a pressure difference between their upper and lower parts when positioned with positive angles of attack. It is no different for a Formula Student vehicle. However, the wing geometry configuration must be selected in order to generate large amounts of downforce at low speeds. As airfoils are not allowed to change angle or move during dynamic competition events, it is necessary to create a wing geometry with multiple elements. Being able to create with them, great angles of attack and consequently a significant amount of downforce at low speeds. Through numerical analysis using Ansys software, 2D and 3D aerodynamic profiles were evaluated to define the configuration of the wings with their multiple elements. The results show the importance of this type of configuration for the wings, when presenting excellent values of downforce. Drag is also increased in the car, but the relationship between these two forces is acceptable for the category. Making it possible for the Formula Student vehicle to improve its performance on the tracks | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Asas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfis aerodinâmicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Downforce | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formula SAE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise CFD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aerodinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arrasto (Aerodinâmica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wings | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aerodynamic profiles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Downforce | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formula student | - |
Palavras-chave: dc.subject | CFD analysis | - |
Título: dc.title | Análise aerodinâmica de asas multielementos para um veículo de Formula SAE utilizando (CFD) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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