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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Santos, Claudete Daflon dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Naxara, Márcia Regina Capelari | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Anita Martins Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Mateus de Novaes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25041 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774561 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo analisar como se dá a representação do sertão na obra de Franklin Távora, debruçando-se em particular sobre o romance O Cabeleira (1876). A reflexão proposta é ancorada nos estudos sobre a “colonialidade do poder”, em especial no entendimento da historicidade da produção das categorias mobilizadas e a centralidade conferida às perspectivas contra-hegemônicas. Pretende-se inferir tanto as determinantes históricas da concepção da representação literária do sertão quanto o que há de idiossincrático nas formulações de Távora sobre este espaço. Isso será feito a partir da discussão da produção do autor à luz do contexto em que ela se desenvolveu, da fortuna crítica relacionada ao tema e do cotejamento do romance de Távora com algumas de suas demais produções, propondo um entendimento d’O Cabeleira enquanto realização artística e em relação ao desenvolvimento de sua ação narrativa através de um prisma que privilegie uma interpretação do tema por um viés espacial. Entende-se que as circunstâncias históricas às quais a formulação da Literatura do Norte de Távora responde são acionadas no romance a partir de uma espacialização do tecido social da sociedade Pernambucana colonial. Tal divisão dos espaços narrativos em topos distintos corresponderia a uma representação da dicotomia civilização x barbárie que norteia o argumento do romance, no qual o sertão é apresentado como estando prenhe de uma carga simbólica que perpassa a matéria literária d'O Cabeleira e se articula com o pensamento de Távora sobre uma divisão espacial da literatura — e da própria história — do Brasil entre uma região Norte e uma região Sul. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This study sought to analyze the representation of the sertão (backlands) in the works of Franklin Távora, particularly addressing the novel O Cabeleira (1876). The proposed reflection anchors itself on the studies on the “coloniality of power”, notably on the understanding of the historicity of the production of the categories at hand and the centrality conferred to counter-hegemonic perspectives. This study intends to infer the historical determinants of the conception of the literary representation of the sertão and what is idiosyncratic regarding Távora’s formulations about it. This is to be achieved through a discussion that takes into consideration the author’s production within the context in which it was written, the critical essays related to the theme, and the collating of Távora’s novel with some of his other works, putting forward an understanding of O Cabeleira, both as an artistical realization as well as regarding the development of its narrative, through a spatial lens. It is our understanding that the historical circumstances to which the formulation of Távora’s Northern Literature respond are presented in the novel through the spatialization of colonial Pernambuco’s social fabric. Such division of the narrative spaces in distinct topos would correspond to a representation of the dichotomy between civilization and barbarism that drives the novel’s plot, in which the sertão is present as being filled with a symbolic weight that runs across O Cabeleira’s literary substance and articulates itself with Távora’s thoughts regarding a spatial division of the literature — and the history itself — of Brazil between a Northern region and a Southern one. | - |
Descrição: dc.description | 118 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Franklin Távora | - |
Palavras-chave: dc.subject | O Cabeleira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura do Norte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço literário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sertão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Távora, Franklin, 1842-1888 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sertão na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Franklin Távora | - |
Palavras-chave: dc.subject | O Cabeleira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Northern Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literary space | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sertão (Backlands) | - |
Título: dc.title | Um certo caráter geográfico: a construção discursiva do sertão em O Cabeleira, de Franklin Távora | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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