Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Douglas Vieira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Rafael Gomes Coelho da | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Reinaldo Faria de Melo e | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Matheus Raymond Marques Kraemer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30381 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774550 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo contribuir com pesquisa em Ensino de Física, aplicando sequências didáticas construídas a partir do referencial teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). O ponto de partida foi uma dissertação de mestrado profissional em ensino de Ciências da Natureza em que o material didático foi produzido, mas não aplicado. Assim, avaliamos a viabilidade de utilização da TAS no ambiente de um Pré-Vestibular social ou comunitário, qual seja o Pré-Universitário Oficina do Saber. Utilizamos Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), baseadas nos conteúdos de maior recorrência no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2016 a 2022: energia mecânica e conservação de energia, eletrostática e eletrodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios. Verificamos que nas amostras consideradas: a maior dificuldade dos estudantes era em questões que exigiam habilidades matemáticas; a abordagem dos conteúdos com exemplos do cotidiano e os debates em sala de aula favoreceram muito a ancoragem de conceitos novos aos subsunçores existentes na estrutura cognitiva dos estudantes; na turma de 2022 houve número relevante de aprovados no ENEM e em outros vestibulares. Ficou evidenciado que a TAS dá resultado promissor em Pré-Vestibulares sociais ou comunitários. | - |
Descrição: dc.description | The present text aims to contribute to research in Physics Teaching, applying didactic sequences built from the theoretical framework of the Meaningful Learning Theory (MLT). The starting point was a professional master's thesis in Natural Sciences Teaching in which the didactic material was produced, but not applied. Thus, we evaluated the feasibility of using MLT in a social pre-university class, the Knowledge Workshop Pre-University Course. We used Potentially Meaningful Teaching Units, based on the most recurrent contents in the Brazil’s National High School Exam (Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM) from 2016 to 2022: mechanical energy and energy conservation, electrostatics and electrodynamics, waves and wave phenomena. We concluded that in the considered samples: the greatest difficulty of students was in questions that required mathematical skills; the approach of content with examples from everyday life and the discussions in class greatly favored the anchoring of new concepts to the existing subsumers in the cognitive structure of students; in the class of 2022 there was a significant number of students who got approved at ENEM and other college entrance exams. It was evidenced that the MLT gives promising results in social pre-universities courses. | - |
Descrição: dc.description | 98 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Aprendizagem Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-Universitário Oficina do Saber | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Aprendizagem Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful Learning Theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Potentially Meaningful Teaching Unit | - |
Palavras-chave: dc.subject | National High School Exam | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge Workshop Pre-University Course | - |
Título: dc.title | Aprendizagem Significativa no Pré-Universitário Oficina do Saber: Unidades de Ensino Potencialmente Significativas em eletricidade, ondas e mecânica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: