Tramando redes, silenciando vozes: a Associação Brasileira de Educação e a Campanha de Nacionalização do Ensino do Estado Novo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Telma Cristina de Almeida Silva-
Autor(es): dc.contributorWeiss, Denise Barros-
Autor(es): dc.contributorSouza, Vilton Soares de-
Autor(es): dc.contributorKaltner, Leonardo Ferreira-
Autor(es): dc.contributorLagares, Xoán Carlos-
Autor(es): dc.creatorCastro, Pedrina Barros de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25569-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774548-
Descrição: dc.descriptionEm nossa pesquisa, analisamos a participação da Associação Brasileira de Educação – ABE na campanha de nacionalização do ensino promovida pelo Estado Novo. O ideário nacionalista foi uma das bases de sustentação do primeiro governo Vargas (1930-1945), em especial durante o Estado Novo (1937-1945). Nesse período, diversas restrições foram impostas às comunidades de imigrantes, principalmente em relação ao uso e ao aprendizado da língua de sua terra natal. Com o propósito de realizar a assimilação dessa população, bem como de diminuir a influência estrangeira no Brasil, em 1938, o Governo deu início à campanha de nacionalização do ensino, que obteve apoio da Associação Brasileira de Educação – considerado um prestigiado espaço de discussão sobre assuntos relacionados à educação nacional e constituído por aqueles julgados os mais proeminentes intelectuais do país à época. A cooperação de instituições da sociedade civil como a ABE era fundamental à campanha, pois, ainda que em um governo autoritário, conquistar a aprovação da população brasileira às ações glotopolíticas em curso era essencial para se alcançar o bom êxito delas e para consolidar o monolinguismo nacional em língua portuguesa. Dessa maneira, questionamos em nosso estudo como a Associação Brasileira de Educação se posicionou diante da campanha de nacionalização do ensino e como esse posicionamento se fez manifesto para a sociedade civil brasileira. Assim, após análise documental e qualitativa de acervo selecionado da ABE, constatamos que a Associação configurou-se um importante instrumento de disseminação e legitimação da campanha de nacionalização do ensino do Estado Novo, sobretudo por meio de seus Cursos de Férias e de publicações em sua revista trimestral “Educação”.-
Descrição: dc.descriptionIn our study, we analyzed the role of the Brazilian Association of Education (BAE) in the campaign for the nationalization of education promoted by the Estado Novo (1937-1945). The nationalism was one of the basis of the first period of the Vargas Government (1930-1945), especially in the course of the Estado Novo. During this period, several restraints were imposed to immigrant communities, mainly regarding the use and learning of their native language. Aiming at the assimilation of these communities and at reducing the foreign influence in Brazil, the Government began the campaign for the nationalization of education in 1938, which was supported by the Brazilian Association of Education – considered a prestigious space to discuss issues related to national education, constituted by those took into account as the most outstanding intellectuals in the country at the time. The cooperation of civil society institutions such as the BAE was primordial for the campaign, since, even in an authoritarian government, gaining the approval of the Brazilian population for the glotopolitical actions was essential to achieve success and to consolidate the national monolingualism of the Portuguese language. Therefore, we questioned in our study what was the Association’s opinion of the campaign for the nationalization of education and how it was manifested to the Brazilian society. Thus, after performing a documentary and qualitative analysis of selected documents of the Association, we observed that the Brazilian Association of Education represented an important tool to disseminate and legitimize the Estado Novo’s campaign for the nationalization of education, mainly by their Vacation Courses and publications in its quarterly magazine “Educação” (Education).-
Descrição: dc.description132 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGlotopolítica-
Palavras-chave: dc.subjectNacionalismo-
Palavras-chave: dc.subjectAssociação Brasileira de Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEstado Novo, 1937-1945-
Palavras-chave: dc.subjectGlotopolítica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectNacionalismo-
Palavras-chave: dc.subjectGlotopolitics-
Palavras-chave: dc.subjectNationalism-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian Association of Education-
Título: dc.titleTramando redes, silenciando vozes: a Associação Brasileira de Educação e a Campanha de Nacionalização do Ensino do Estado Novo-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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