O Plano Nacional de Educação em um contexto de crescimento do conservadorismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSepulveda, José Antonio Miranda-
Autor(es): dc.contributorSepulveda, Denize de Aguiar Xavier-
Autor(es): dc.creatorMachado, Bruna Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15868-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774542-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa teórica e historicamente, através de pesquisa bibliográfica, a correlação de forças presente na formulação do Plano Nacional de Educação com base na formação em uma sociedade neoliberal e conservadora. Dado o momento atual, caracterizado por grande retrocesso e volta de fortes valores conservadores, seria imprescindível que a educação dispusesse de aparatos que garantissem a perpetuação de uma educação de qualidade e de um real sistema de ensino plural que atingisse a todos. Uma vez que não possuímos tais mecanismos, este estudo se propõe a entender os motivos pelos quais falhamos enquanto nação na instauração de um Sistema Nacional de Educação, de acordo com a visão de Plano e Sistema propostos por Dermeval Saviani (2010 e 2014) e Trigueiro Mendes (2014). Por fim esta monografia tem por objetivo provocar uma inquietação em relação a um futuro projeto de nação possível que inclua a educação como aliada e bem público a ser defendido-
Descrição: dc.descriptionThis paper analyzes theoretically and historically through a bibliographic research the correlation of power present on the National Education Plan’s making based on a formation of a neoliberal conservative society. Given the current moment characterized by a great setback and a return of strong conservative values, it would be essential for education to have devices that guarantee the perpetuation of quality education and a real plural education system that reaches everyone. Since we do not have such mechanisms, this study aims to understand the reasons why we failed as a nation to establish a National Education System, according to the vision of Plan and System proposed by Dermeval Saviani (2010 and 2014) and Trigueiro Mendes (2014). Finally, this paper has as its goal to cause uneasiness about a possible future nation project that includes education as an ally and a public good to be defended-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPlano Nacional de Educação-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Nacional de Educação-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade neoliberal-
Palavras-chave: dc.subjectValores conservadores-
Palavras-chave: dc.subjectPlano Nacional de Educação (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectConservadorismo-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectNational Education Plan-
Palavras-chave: dc.subjectNational Education System-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberal society-
Palavras-chave: dc.subjectConservative values-
Título: dc.titleO Plano Nacional de Educação em um contexto de crescimento do conservadorismo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.