Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pérez, Beatriz Corsino | - |
Autor(es): dc.contributor | Pérez, Beatriz Corsino | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Bárbara Breder | - |
Autor(es): dc.creator | Leonardo, Roberta Santana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14530 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774541 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho busca estudar como as escolas públicas de Campos dos Goytacazes trabalham com gênero e diversidade sexual junto à comunidade, com enfoque em famílias homoparentais. Investiga conhecer a pluralidade de modelos familiares e práticas de inclusão social proporcionada pelas instituições escolares com o objetivo de aproximar a comunidade e as famílias para o cotidiano da escola. Estuda as mudanças históricas das instituições familiares influenciadas pelas políticas médico-higienistas, e como isto refletiu nas vivências escolares de famílias homoparentais resultando em processos de exclusão. Desafios atuais encontrados na escola e família são discutidos, dessa forma, dispara o debate sobre como promover culturas, políticas e práticas inclusivas para uma educação democrática que promove a diversidade, proporcionando, assim, o papel de transformação social que a educação tem frente aos grandes desafios sociais, visando uma escola mais democrática e igualitária | - |
Descrição: dc.description | This study aims to study how Campos dos Goytacazes' public schools work with gender and sexual diversity in the community, focusing on homoparental families. It investigates knowing the plurality of family models and practices of social inclusion provided by school institutions with the aim of bringing the community and families closer to the daily life of the school. It studies the historical changes of family institutions influenced by the medical-hygienist policies, and how this reflected in the school experiences of homoparental families resulting in processes of exclusion. Current challenges encountered in school and family are discussed, thus triggering the debate on how to promote inclusive cultures, policies and practices for a democratic education that promotes diversity, providing the role of social transformation that education faces in the face of major social challenges, aiming at a more democratic and egalitarian school | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família homoparental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homoparentality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homoparental family | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversity | - |
Título: dc.title | A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: