A família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPérez, Beatriz Corsino-
Autor(es): dc.contributorPérez, Beatriz Corsino-
Autor(es): dc.contributorMachado, Bárbara Breder-
Autor(es): dc.creatorLeonardo, Roberta Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14530-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774541-
Descrição: dc.descriptionO trabalho busca estudar como as escolas públicas de Campos dos Goytacazes trabalham com gênero e diversidade sexual junto à comunidade, com enfoque em famílias homoparentais. Investiga conhecer a pluralidade de modelos familiares e práticas de inclusão social proporcionada pelas instituições escolares com o objetivo de aproximar a comunidade e as famílias para o cotidiano da escola. Estuda as mudanças históricas das instituições familiares influenciadas pelas políticas médico-higienistas, e como isto refletiu nas vivências escolares de famílias homoparentais resultando em processos de exclusão. Desafios atuais encontrados na escola e família são discutidos, dessa forma, dispara o debate sobre como promover culturas, políticas e práticas inclusivas para uma educação democrática que promove a diversidade, proporcionando, assim, o papel de transformação social que a educação tem frente aos grandes desafios sociais, visando uma escola mais democrática e igualitária-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to study how Campos dos Goytacazes' public schools work with gender and sexual diversity in the community, focusing on homoparental families. It investigates knowing the plurality of family models and practices of social inclusion provided by school institutions with the aim of bringing the community and families closer to the daily life of the school. It studies the historical changes of family institutions influenced by the medical-hygienist policies, and how this reflected in the school experiences of homoparental families resulting in processes of exclusion. Current challenges encountered in school and family are discussed, thus triggering the debate on how to promote inclusive cultures, policies and practices for a democratic education that promotes diversity, providing the role of social transformation that education faces in the face of major social challenges, aiming at a more democratic and egalitarian school-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFamília homoparental-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectHomoparentality-
Palavras-chave: dc.subjectHomoparental family-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectDiversity-
Título: dc.titleA família homoparental e a escola: por uma educação mais inclusiva-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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