A teatralidade da vida carioca: o texto da cidade do Rio de Janeiro em Nelson Rodrigues

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmérico, Ekaterina Volkova-
Autor(es): dc.creatorVieira, Vanessa Leal Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27523-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774536-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe-se a investigar de que forma o texto do Rio de Janeiro se faz presente na poética teatral de Nelson Rodrigues, mais especificamente em duas de suas peças: Perdoa-me Por Me Traíres (1957) e Boca de Ouro (1959). Para tanto, uma análise dessas duas tragédias cariocas será desenvolvida de modo a entender de que forma se dá a estreita relação entre sociedade e literatura no emprego de signos tradicionais da vida carioca, verbais e não-verbais, e como o uso dessas características influencia na recepção das obras rodriguianas, provocando no público reações que passam do riso ao ódio, frente à degradação das relações humanas. A análise será feita ancorada nas ideias dos semioticistas russos Iuri Lotman (2016) e Vladímir Toporov (2016) e dos teóricos Henri Bergson (2018), Mikhail Bakhtin (2013) e outros, com base nas proposições da semiótica da cultura, semiologia do teatro, crítica literária e filosofia da linguagem. Tal análise tenta compreender a atualidade de uma obra que transforma o universo ríspido da humanidade em linguagem teatral, palatável, que nos provoca com voz, movimento de corpo, cores e gestos.-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes to investigate how the text of Rio de Janeiro is present in Nelson Rodrigues' theatrical poetics, more specifically in two of his plays: Perdoa-me Por Me Traíres (1957) and Boca de Ouro (1959) . Therefore, an analysis of these two Carioca tragedies will be developed in order to understand how the close relationship between society and literature occurs in the use of traditional signs of Carioca life, verbal and non-verbal ones, and how the use of these characteristics influences the reception of Rodrigues’ works, provoking reactions in the public that go from laughter to hatred, in the face of the degradation of human relationships. The analysis will be anchored in the ideas of the Russian semioticians Yuri Lotman (2016) and Vladimir Toporov (2016) and the theorists Henri Bergson (2018), Mikhail Bakhtin (2013) and others, based on the propositions of the semiotics of culture, semiology of theater, literary criticism and language philosophy. Such analysis tries to understand the actuality of a work that transforms the harsh universe of humanity into a theatrical, palatable language, which provokes us with voice, body movement, colors and gestures.-
Descrição: dc.description156 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNelson Rodrigues-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectTexto da Cidade-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica da Cultura-
Palavras-chave: dc.subjectRodrigues, Nelson, 1912-1980-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectNelson Rodrigues-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian Literature-
Palavras-chave: dc.subjectText of the City; Semiotics of Culture.-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotics of Culture-
Título: dc.titleA teatralidade da vida carioca: o texto da cidade do Rio de Janeiro em Nelson Rodrigues-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.