O ensino de história e a formação das professoras na Escola Normal de Niterói nos primórdios da República (1896-1899)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Claudia Maria Costa Alves de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Claudia Maria Costa Alves de-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorSalvadori, Maria Angela Borges-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6823262980197964-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8886741010405574-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8886741010405574-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4075651020233989-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5633740826244437-
Autor(es): dc.creatorNeves, Cristiane Kozlowsky-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15709-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774533-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é resultado de pesquisas realizadas, especialmente, no arquivo da atual escola estadual Liceu Nilo Peçanha, localizado no município de Niterói (RJ). Neste estudo, objetivamos compreender, a partir do ensino de história, o sentido da formação institucionalizada das professoras que se diplomaram na Escola Normal de Niterói durante os anos iniciais da República. Ao analisarmos parte do material encontrado no acervo, sobretudo os exames finais de História Universal e de História do Brasil realizados pelas normalistas, identificamos algumas questões de pesquisa, dentre as quais: quem foram os sujeitos que participaram do ritual de avaliação materializado nas provas? Por que alguns assuntos eram abordados e outros, sequer, mencionados? Qual era o programa aplicado para formar professores? Qual era o lugar da disciplina História nessa formação? Quais materiais didáticos serviam como referência para se estudar História naquela instituição? Além das provas finais, outras fontes, de diferentes tipologias, foram selecionadas para responder a tais indagações, como, por exemplo, o inventário da biblioteca da Escola Normal; o livro que contém os termos de posse dos funcionários da instituição; mensagens de presidente de estado e de diretores da instrução pública; diversos periódicos, com destaque para O Fluminense e o Jornal do Commercio; e manuais de História do século XIX. Salientamos que os exames de História citados foram realizados por 22 moças, fato que evidencia a busca das mulheres pelo acesso a um meio de obter ganhos com o fruto de seu próprio trabalho. A conquista profissional da mulher nesse espaço não ocorreu sem que houvesse lutas. No entanto, a expansão do número de escolas primárias, associada à concepção de valorização da mulher como a educadora da infância, criou um contexto favorável para o aumento da participação feminina no magistério. Do ponto de vista metodológico, na esteira de Carlo Ginzburg, enfatizamos a importância de ser realizada uma leitura atenta do material coligido, especialmente no que diz respeito a aspectos que, à primeira vista, poderiam ser considerados secundários ou marginais. Se por um lado, um exame escolar não tem como proposta dar voz ao aluno, na medida em que se espera que o mesmo responda às lições, por outro, é possível encontrar ecos sobre o que esses mesmos alunos pensavam. O estudo sobre o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) também foi parte relevante para a elaboração desse trabalho, pois a constituição da História como disciplina escolar no Brasil foi viabilizada por meio de livros didáticos e dos programas de ensino elaborados pelos intelectuais pertencentes tanto ao Instituto quanto ao Imperial Colégio de Pedro II. Os estudos do campo do currículo e da história das disciplinas escolares, sobretudo, os trabalhos de Ivor F. Goodson e André Chervel constituíram-se como um importante arcabouço para a construção da pesquisa. O currículo visto como uma invenção social não é apenas um dado neutro. Constituído por uma trajetória, é nosso desafio conhecê-la com o intuito de ampliarmos a compreensão sobre o processo de escolarização que, em qualquer tempo e lugar, ocorre permeado por disputas e negociações. Por fim, o resgate de experiências individuais ou coletivas dos sujeitos que dividiam o espaço da Escola Normal, cuja vida se entrelaça com a trajetória de Niterói, visa contribuir com a História desse município-
Descrição: dc.descriptionCNPq-
Descrição: dc.descriptionThis work is the result of research carried out, especially in the archive of the current Liceu Nilo Peçanha State School, located in the city of Niterói (RJ). In this study, we aimed to understand, from the teaching of history, the meaning of the institutionalized formation of the teachers who graduated in the Normal School of Niterói during the initial years of the Republic. When analyzing some of the material found in the collection, especially the final exams of Universal History and History of Brazil conducted by the normalists, we identified some research questions, among which: who were the subjects that participated in the evaluation ritual materialized in the tests? Why were some subjects mentioned and others not? What was the program implemented to educate teachers? What was the place of the discipline History in this formation? Which didactic materials served as reference for studying history in that institution? In addition to the final tests, other sources, of different typologies, were selected to answer such questions, such as the Inventory of the library of the Normal School; the book that contains the terms of tenure of the institution's employees; messages from the president of state and directors of public instruccion; several newspapers, with emphasis on O Fluminense and Jornal do Commercio; and 19th century history manuals. We emphasize that the history exams cited were performed by 22 women, a fact that highlights the search of women for access to a means to obtain gains from the fruit of their own work. The professional conquest of women in this space did not occur without there being fights. However, the expansion of the number of primary schools, associated with the conception of valuing women as the educator of childhood, has created a favorable context for increasing female participation in magistery. From the methodological point of view, in the wake of Carlo Ginzburg, we emphasize the importance of a careful reading of the collected material, especially with respect to aspects that, at first glance, could be considered secondary or marginal. If, on the one hand, a school examination does not intend to give the student a voice, insofar as the student is expected to respond to the lessons. On the other hand, it is possible to find echoes about what these same students thought. The study of the Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB) was also relevant part for the preparation of this work, as the constitution of history as a school subject in Brazil was made possible through the textbooks and teaching programs elaborated by intellectuals belonging to both the Institute and the Imperial College of Pedro II. The studies of the field of curriculum and the history of the school subjects, especially the works of Ivor F. Goodson and André Chervel, constituted as an important framework for the construction of the research. The curriculum seen as a social invention is not just neutral. Constituted by a trajectory, it is our challenge to know it in order to broaden the understanding about the schooling process that, at any time and place, is permeated by disputes and negotiations. Finally, the rescue of individual or collective experiences of the subjects that divided the space of the Normal School, whose life is intertwined with the trajectory of Niterói, aims to contribute to the history of this municipality-
Descrição: dc.description164 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Palavras-chave: dc.subjectEscola normal-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectHistory teaching-
Palavras-chave: dc.subjectNormal school-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers education-
Título: dc.titleO ensino de história e a formação das professoras na Escola Normal de Niterói nos primórdios da República (1896-1899)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.