Educação para o consumo consciente: estudo multicasos em quatro instituições de ensino fundamental no município de Volta Redonda/RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCésar, Aldara da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7269278746075136-
Autor(es): dc.contributorBatista, Angelita Pereira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6611457620937223-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Patricia Alves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8797074073023988-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Eliene Cristina Barros-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0240110989640183-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6985034975497668-
Autor(es): dc.creatorTorres, Angela Custódia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27204-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774532-
Descrição: dc.descriptionO consumo é um fenômeno inerente à condição humana e vem ganhando importância nos últimos anos, com sua discussão atrelada ao consumo consciente e ao desenvolvimento sustentável. Concomitantemente, as preocupações referentes à Educação Ambiental (EA) e a Educação para o Consumo Consciente (ECC), vêm se intensificando nas últimas décadas. A ECC permite compartilhar conhecimentos com as comunidades, procurando sensibilizá-las e mobilizá-las para a modificação de atitudes e comportamentos nocivos para com o meio ambiente. Neste sentido, a escola desempenha um papel relevante, pois, cabe a ela facilitar a construção do conhecimento, através da disseminação de informações, tornando possível formar indivíduos ambientalmente conscientes, e que promovam a cidadania. Sendo assim, este estudo identificou como a ECC é trabalhada nas instituições de ensino, especificamente as de ensino fundamental, através do diagnóstico das práticas utilizadas nas escolas selecionadas para a pesquisa. A metodologia baseou-se em pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quanti-quali, em um estudo multicasos. Os resultados apontam que os respondentes ainda não praticam em sua totalidade o consumo consciente, e que, em sua maioria foram identificados com o perfil de consumidor engajado. Entretanto, atribuem significativo grau de importância às práticas relacionadas ao consumo consciente.-
Descrição: dc.descriptionConsumption is a phenomenon inherent to the human condition and has been gaining importance in recent years, with its discussion linked to conscious consumption and sustainable development. At the same time, concerns about Environmental Education (EA) and Education for Conscious Consumption (ECC) have been intensifying in recent decades. The ECC allows to share knowledge with the communities, seeking to sensitize them and to mobilize them for the modification of attitudes and behaviors harmful to the environment. In this sense, the school plays a relevant role, because it is up to it to facilitate the construction of knowledge, through the dissemination of information, making it possible to form environmentally conscious individuals, and that promote citizenship. Thus, this study identified how the ECC is worked in educational institutions, specifically those of elementary education, through the diagnosis of the practices used in the schools selected for the research. The methodology was based on descriptive and exploratory research, of quanti-quali nature, in a multicase study. The results indicate that respondents do not yet fully practice conscious consumption, and that, for the most part, they have been identified with the engaged consumer profile. However, they attribute a significant degree of importance to practices related to conscious consumption.-
Descrição: dc.description177 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo consciente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o consumo consciente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectConscious consumption-
Palavras-chave: dc.subjectConscious consumption education-
Palavras-chave: dc.subjectElementary education-
Título: dc.titleEducação para o consumo consciente: estudo multicasos em quatro instituições de ensino fundamental no município de Volta Redonda/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.