Notas sobre a socioeducação para adolescentes privados de liberdade no Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSimas, Fábio do Nascimento-
Autor(es): dc.contributorLima, Rodrigo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Anne Caroline de Almeida-
Autor(es): dc.creatorCarreiro, Gabrieli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31868-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774517-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho monográfico tem como objetivo a problematização do sistema socioeducativo brasileiro, tendo como perspectiva de análise o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) do Estado do Rio de Janeiro. A realidade da privação de adolescentes como alternativa ao controle do ato infracional no Brasil sempre esteve fadada ao fracasso desde o SAM, passando pela FUNABEM e chegando até a Socioeducação. Isso porque, os adolescentes comprovadamente são sujeitos a variados tipos de violações de direitos dentro das unidades de aplicação das medidas socioeducativas de restrição de liberdade. Ou seja, a socioeducação não é aplicada como pré-definido. A prática no sistema socioeducativo relaciona-se com o que podemos observar nas prisões. Nesse sentido, este estudo caminha para a reflexão sobre a problemática do sistemas de cerceamento de liberdade para adolescentes, seus fundamentos e propostas de superação a partir dos marcos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to problematize the Brazilian socio-educational system, having as the perspective of analysis the Department of Socio-educational Acts (DEGASE) of the State of Rio de Janeiro. The reality of teenage liberty deprivation as an alternative to the control of infractional actions in Brazil has always been doomed to failure, from the SAM, through FUNABEM, to socio-education. This is because teenagers are subjected to many types of rights violations when they are inside the units where the socio-educational measures of freedom restriction are applied. In other words, socio-education is not applied as re-defined. The practice in the socio-educational system is related to what we can observe in prisons. In this sense, this study aims to reflect on the problematic of the juvenile detention system, its fundamentals and proposals to overcome it, based on the framework of the Statute of the Child and Teenager (ECA).-
Descrição: dc.description71 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAto infracional-
Palavras-chave: dc.subjectDegase-
Palavras-chave: dc.subjectCriança e adolescente-
Palavras-chave: dc.subjectMedidas socioducativas-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectPrisão-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectMenor-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectDegase-
Palavras-chave: dc.subjectChild and teenager-
Palavras-chave: dc.subjectInfractional actions-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-educational measures-
Palavras-chave: dc.subjectViolence-
Título: dc.titleNotas sobre a socioeducação para adolescentes privados de liberdade no Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.