Aplicação do Cursos Online Abertos Massivos - MOOC - em processos de formação continuada para docentes de cursos de Licenciatura em Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ismar Frango-
Autor(es): dc.contributorBezerra, Luis Naito Mendes-
Autor(es): dc.contributorPalanch, Wagner Barbosa-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Anarosa Alves Franco-
Autor(es): dc.contributorBarujel, Adriana Gewerc-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0735082959494528-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Marcos Vinícius Mendonça-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22161-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7226599-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774514-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem o propósito de investigar a aplicabilidade dos MOOC – Cursos on-line Abertos e Massivos – nos processos de formação continuada dos docentes, em especial, aqueles que lecionam nos Cursos de Licenciatura em Matemática. Tem como objetivos específicos: Demonstrar a aplicação dos cursos no formato MOOC nos processos de formação continuada para docentes do ensino superior; desenvolver, implantar e avaliar um MOOC como forma de analisar como os docentes dos Cursos de Licenciatura em Matemática percebem este tipo de capacitação; verificar como um MOOC pode contribuir para o desenvolvimento profissional continuado dos docentes de um Curso de Licenciatura em Matemática para utilização efetiva das TIC em suas práticas pedagógicas; Identificar possíveis influências deste tipo de formação no desenvolvimento de novas práticas e propostas pedagógicas. Os procedimentos metodológicos incluem Pesquisa Documental e Bibliográfica, a Revisão Sistemática da Literatura e a Etnografia, tendo como abordagem a Pesquisa Etnográfica no Ambiente Virtual. O MOOC “Estratégias para o Ensino da Matemática” foi desenvolvido e ofertado aos professores que atuam nos Cursos de Licenciatura em Matemática. Os participantes foram convidados a partir da pesquisa inicial – estudo de levantamento – feita com Coordenadores dos Cursos de Matemática ativos no Brasil, identificados a partir de levantamento no MEC/INEP em 2017. Nesta fase seguinte, o estudo foi conduzido sob a perspectiva da Etnografia. Aliada à pesquisa documental, a análise dos dados e resultados obtidos a partir do estudo etnográfico permitiram a obtenção de informações para responder às questões que norteiam este projeto.-
Descrição: dc.descriptionThis research work has the purpose of investigating the applicability of MOOC - Open and Massive Online Courses - in the processes of continuous training of teachers, especially those who teach in the Mathematics Degree Courses. Its specific objectives are: To demonstrate the application of the courses in the format MOOC in the processes of continuing education for teachers of higher education; develop, implement and evaluate a MOOC as a way to analyze how the teachers of the Mathematics Degree Courses perceive this type of training; to verify how a MOOC can contribute to the continued professional development of the teachers of a Degree in Mathematics for effective use of ICT in their pedagogical practices; Identify possible influences of this type of training in the development of new practices and pedagogical proposals. The methodological procedures include Documentary and Bibliographic Research, the Systematic Review of Literature and Ethnography, with an Ethnographic Research in the Virtual Environment approach. The MOOC "Strategies for the Teaching of Mathematics" was developed and offered to the professors who work in the Degree Courses in Mathematics. Participants were invited from the initial survey - survey study - conducted with Coordinators of Mathematics Courses active in Brazil, identified from a survey in the MEC / INEP in 2017. In this next phase, the study was conducted from the perspective of Ethnography . Allied to documentary research, the analysis of the data and results obtained from the ethnographic study allowed us to obtain information to answer the questions that guide this project.-
Descrição: dc.description219 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMOOC-
Palavras-chave: dc.subjectMassive Online Open Course-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias emergentes-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Emergentes-
Palavras-chave: dc.subjectMOOC-
Palavras-chave: dc.subjectMassive Online Open Course-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing Education-
Palavras-chave: dc.subjectEmerging Technologies-
Título: dc.titleAplicação do Cursos Online Abertos Massivos - MOOC - em processos de formação continuada para docentes de cursos de Licenciatura em Matemática-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.