Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Liliane Faria da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Liliane Faria da | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Maria Estela Diniz | - |
Autor(es): dc.contributor | Espírito Santo, Fátima Helena do | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciana Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Maria Estela Diniz | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Cintia Fonseca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3458 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774513 | - |
Descrição: dc.description | A dinâmica musical para sensibilização para acadêmicos de enfermagem frente aos cuidados paliativos em oncologia pediátrica foi o objeto deste estudo, que teve como objetivos aplicar uma dinâmica musical como forma de sensibilização dos acadêmicos de enfermagem nos cuidados paliativos em oncologia pediátrica e discutir o uso da dinâmica musical como estratégia de sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente aos cuidados paliativos em oncologia pediátrica. Pesquisa qualitativa com Método Criativo e Sensível, realizada na escola de enfermagem de uma universidade federal, localizada no Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram 10 acadêmicos de enfermagem, que estavam cursando o último período da graduação. A coleta de dados foi realizada outubro de 2016, por meio da dinâmica intitulada “Corpo-musical”. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob nº 1.786.838. As falas dos participantes foram transcritas na íntegra e analisadas através análise temática. Os resultados apontaram para o uso da dinâmica como forma de sensibilização dos acadêmicos para os cuidados paliativos em oncologia pediátrica, estes destacaram a importância da dinâmica na prática assistencial, e sua contribuição para devolver a qualidade da assistência, além de revigorar a equipe de saúde. Salientaram para a necessidade de o profissional ter empatia e abordaram a fragmentação das disciplinas, o despreparo e falta de oportunidade para vivenciar a oncologia pediátrica e o luto, trazendo a dinâmica como uma forma de aproximação com a prática. A dinâmica favoreceu a reflexão sobre estratégias de enfrentamento dos cuidados no momento final de vida, apontando a presença do enfermeiro e o ato de conversar com o paciente e família para tentar melhorar a qualidade de vida do paciente. Os participantes ressaltaram a possibilidade de utilizarem a dinâmica musical na prática profissional, frisando para os benefícios de auto cuidado que ela trouxe, como relaxamento, calma e facilitou o pensar em possibilidades terapêuticas. Conclui-se que a dinâmica musical demonstrou ser uma estratégia adequada para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem para os cuidados paliativos em oncologia pediátrica, despertando neles a reflexão para um cuidado mais atento e para a necessidade de se abordar o tema em todo o processo de formação, de forma longitudinal. | - |
Descrição: dc.description | The musical dynamics for sensitizing for nursing students to palliative care in pediatric oncology was the object of this study, which aimed to apply a musical dynamics as a way to sensitize nursing students in palliative care in pediatric oncology and to discuss the use of dynamics as a strategy to raise the awareness of nursing students about palliative care in pediatric oncology. Qualitative research with a Creative and Sensitive Method, carried out at the nursing school of a Federal University, located in Rio de Janeiro. Participants in the survey were 10 nursing students, who were attending the last graduation period. Data collection was performed in October 2016, through the dynamics entitled "Corpo-musical". The research was approved by the Research Ethics Committee under No. 1,786,838. The speeches of the participants were transcribed in their entirety and analyzed through thematic analysis. The results pointed to the use of dynamics as a way of raising the awareness of academics for palliative care in pediatric oncology. They emphasized the importance of the dynamics of care practice and its contribution to restoring care quality, as well as invigorating the health team. They emphasized the need for the professional to have empathy and addressed the fragmentation of the disciplines, the lack of preparation and lack of opportunity to experience pediatric oncology and grief, bringing the dynamics as a way of approaching the practice. The dynamics favored the reflection on coping strategies in the final moment of life, pointing out the presence of the nurse and the act of talking with the patient and family to try to improve the quality of life of the patient. Participants emphasized the possibility of using the musical dynamics in professional practice, emphasizing the benefits of self care that it brought, such as relaxation, calmness and made it easier to think about therapeutic possibilities. It is concluded that the musical dynamics has proven to be an adequate strategy to raise the awareness of nursing academics for palliative care in pediatric oncology, awakening in them the reflection for a more careful care and the need to approach the theme throughout the training process , longitudinally. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados paliativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Câncer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pediatria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoplasias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados paliativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem pediátrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Palliative care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cancer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pediatrics; music | - |
Título: dc.title | Dinâmica musical para sensibilização dos acadêmicos de enfermagem frente os cuidados paliativos em oncologia pediátrica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: