Um Instituto Federal como universidade empreendedora: um estudo sobre a maturidade nas interações universidade-empresa-governo-sociedade-sustentabilidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marcelo Gonçalves do-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorRenault, Thiago Borges-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5362586238222213-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5516755786380532-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4524218198273943-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3066311100730283-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Juliana Godinho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13246-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.68478330682-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774506-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem por objetivo identificar as barreiras e os facilitadores para a promoção das atividades das interações universidade-empresa-governo-sociedade-sustentabilidade no IF Sudeste MG e propor um modelo de avaliação da maturidade de tais interações, como um elemento - chave da transição para uma universidade empreendedora. O trabalho parte do questionamento se o IF Sudeste MG, instituição de educação superior, básica e profissional, especializado na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, pode ser caracterizado como uma universidade empreendedora. Considerando que na lei de criação dos Institutos Federais, estas organizações foram equiparadas às universidades, como entidades geradoras de conhecimento científico e tecnológico, assim a proposta é estudar mais profundamente a articulação da academia, com o governo e as empresas e, também, com a sociedade civil e a sustentabilidade no estabelecimento de diretrizes para inovar e promover o desenvolvimento econômico-social. Procedimentos/Método para a solução do problema: A pesquisa caracterizada como uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, utilizando como técnicas para o desenvolvimento a pesquisa documental e bibliográfica, observação participante e a pesquisa de campo. A revisão da literatura realizada através do uso de técnicas bibliométricas das temáticas: interação universidade-empresa, universidade empreendedora, abordagens tríplice hélice, quadruple hélice e quíntuple hélice, ambientes de inovação, modelos de maturidade e de estudos de especialistas do tema interação universidade-empresa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados da pesquisa foram à entrevista semiestruturada e a observação participante. As análises das informações coletadas tiveram como proposta a inclusão diversos componentes que transmitam um sentido para o entendimento e a interpretação dos dados. Optou-se dessa forma por realizar transcrição das entrevistas e analisar o sentido das respostas sem a utilização de técnicas como análise de discurso ou conteúdo visto a heterogeneidade dos entrevistados. Resultados: Como resultados efetivos da pesquisa, foi possível conhecer e aprofundar os conhecimentos das temáticas: interação universidade-empresa, universidade empreendedora, abordagens tríplice hélice, quadruple hélice e quíntuple hélice, ambientes de inovação, modelos de maturidade. Verificar o início destas atividades de interação do IF Sudeste MG com os atores da universidade-empresa-governo-sociedade-sustentabilidade. O IF Sudeste MG encontra barreiras e facilitadores que convergem entre si, que devem ser trabalhadas para que se possam aprimorar as atividades das interações universidade-empresa-governo-sociedade-sustentabilidade. E que o modelo de avaliação de maturidade apresentado se mostra como proposta para fortalecer as interações da Instituição. Implicações práticas: Para que o IF Sudeste MG possa emergir como universidade empreendedora, envolvendo a articulação com as hélices das metáforas do sistema de inovação, embora tenha algumas limitações para interagir com os atores da universidade-empresa-governo-sociedade-sustentabilidade, a Instituição tem potencial para desempenhar e auxiliar o processo de inovação na sua região de atuação, todavia é preciso promover a aproximação entre os atores. Para isto o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do IF Sudeste MG, tem papel preponderante para promoção das atividades das interações, considerando que o modelo de avaliação de maturidade está na capacidade dele apropriar, difundir e retroalimentar a geração de conhecimento. Originalidade e contribuições: O trabalho apresenta uma abordagem completa sobre as interações do Instituto Federal com o setor produtivo, governo e outros atores sociais. Na pesquisa averiguou-se que o IF Sudeste MG tem contribuído para disseminar o conhecimento dos seus pesquisadores com a sociedade. Observa-se nas discussões das hélices das metáforas do sistema de inovação a interação do tipo formal e informal com os atores da tríplice hélice e da quadruple hélice. E presença de uma instituição de ensino privada como parceiro no processo de interação com o IF Sudeste MG. Adicionalmente, propõe um modelo de avaliação da maturidade ou prontidão das organizações de ensino, pesquisa e extensão como universidade empreendedora que é totalmente novo. Produção Técnica/Tecnológica: O modelo de avaliação de maturidade construído para a entidade compreender o seu processo de transição para uma universidade empreendedora e fortalecer a interação com a comunidade. O modelo apresentado é uma proposta para a instituição possa identificar o nível de maturidade que se encontra e entender quais as etapas pode seguir para atingir as métricas para transição aos níveis superiores, com aplicação no Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, ambiente de estudo da pesquisa, encarregado de gerir a política de inovação do IF Sudeste MG. No que tange as discussões que envolvem a análise da capacidade dos Núcleos de Inovação Tecnológica em gerir os processos de inovação nas instituições, o modelo de avaliação da maturidade não se limita ao núcleo do IF Sudeste MG, pode ser aplicado para o estudo e aprimoramento em outros núcleos e similares que realizem as funções de interação com atores das hélices Universidade-Empresa-Governos-Sociedade-Sustentabilidade.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to identify the barriers and the facilitators in the activities in university-industry-government-society-sustainability linkages at IF Sudeste MG and also propose a model of maturity evaluation of these linkages, as a key element of transition to an entrepreneurial university. This assignment assumes if IF Sudeste MG, a college education, basic and professional institution, specialized in professional and technological education in varied modalities, can be characterized as an entrepreneurial university . Considering that in Federal Institutions creation laws these organizations were compared to universities, as scientific and technological generator entities, the proposal is to deeply study the institute articulation with government and industry and also the civil society and sustainability in establishment of guidelines for innovate and promote the economicsocial development. Procedures / Method for the solution of the problem: The research known as an applied research, with qualitative approach, using documentary and bibliographical research, participant observation and field research as development techniques. The literature revision performed through the use of bibliometric techniques of thematic: university-industry linkages, entrepreneurial university, triple helix, quadruple helix and quintuple helix approach, innovation environments, models of maturiturity and specialized theme studies in university-industry linkages. The instruments used for data collection were semi-structured interviews and participant observation. The analysis of the collected information had as proposal the inclusion of several components that transmit a meaning for the understanding and interpretation of data. Thus, it was decided to transcribe the interviews and analyze the meaning of the answers without the use of techniques such as discourse analysis or content seen because of the heterogeneity of the interviewees. Results: As effective results of the research, it was possible to know and deepen the knowledge of the themes: university-business linkages, entrepreneurial university, triple helix, quadruple helix and quintuple helix approach, innovation environments, maturity models.Verify the beginning of these IF linkage activities with the actors of the university, industry, government and society-sustainability. The IF faces converging barriers and facilitators that must be worked on so that the activities of the university-businessgovernment-society-sustainability linkages can be enhanced. And that the maturity assessment model presented is shown as a way to strengthen the institution's interactions. Practical implications: In order for the institute to emerge as an entrepreneurial university, involving the articulation with the helix of innovation metaphors, although it has some limitations to interact with the actors of the university-industry-government-societysustainability, the institution has the potential to perform and assist the development process of innovation in its region of operation, however it is necessary to promote the approximation between the actors. To this end, the IF Sudeste MG technology innovation and transfer center plays a major role in promoting interaction activities, considering that the maturity assessment model is capable of appropriating, disseminating and feedbacking the generation of knowledge. Originality and contributions: The paper presents a complete approach to the interactions of the federal institute with the productive sector, government and other social actors. In the research it was verified that the institute has contributed to spread the knowledge of its researchers with the society.In the discussions of the helix of the metaphors of innovation, formal and informal interaction with the actors of the triple helix and quadruple helix can be observed. And presence of a private educational institution as a partner in the process of interaction with IF Sudeste MG. Additionally, it proposes a model for evaluating the maturity or readiness of education, research and extension organizations as an entrepreneurial university that is totally new. Technical / Technological Production: The maturity evaluation model built for the entity to understand its transition process to an entrepreneurial university and strengthen the interaction with the community. The model presented is a proposal for the institution to identify the level of maturity it is in and to understand what steps it can take to reach the metrics for the transition to higher levels, with application in the Technology Transfer Innovation Center, research study, in charge of managing the innovation policy of IF Sudeste MG. Regarding the discussions that involve the analysis of the Technological Innovation center's capacity to manage innovation processes in the institutions, the maturity evaluation model is not limited to the IF Sudeste MG , it can be applied for study and improvement in other centers and similars centers that perform the linkages functions with the actors of the helix university-industry-government-society-sustainability.-
Descrição: dc.description272 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade empreendedora-
Palavras-chave: dc.subjectInterações universidade-empresa-governo-sociedade-sustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectModelos de maturidade-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Pública Federal-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurial university-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-industry-government-society-sustainability-linkages-
Palavras-chave: dc.subjectModels of maturity-
Título: dc.titleUm Instituto Federal como universidade empreendedora: um estudo sobre a maturidade nas interações universidade-empresa-governo-sociedade-sustentabilidade-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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