Cadê a Escola que Estava Aqui? uma procura e alguns indícios de uma outra escola, colhidos através da leitura das histórias infantis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLinhares, Célia Frazão Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:33901384715-
Autor(es): dc.contributorYunes, Eliana Lucia Madureira-
Autor(es): dc.contributorCPF:19489080772-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783266A2-
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduína Edite Mont'alverne Braun-
Autor(es): dc.contributorCPF:03684865320-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4787230J0-
Autor(es): dc.contributorNóbrega, Nanci Gonçalves da-
Autor(es): dc.contributorCPF:91155564322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705379H5-
Autor(es): dc.creatorFidalgo, Lucia Maria da Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-02-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21037-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774494-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação move-se por um desejo em forma de pergunta: onde há vida imaginativa, poética, política e pedagógica alargando e colorindo tijolos, tetos, muros e o próprio chão da escola? Percorrendo essa indagação, chegamos às histórias infantis que ecoam nas salas de aula e nas criações poéticas e patéticas dos alunos. Seus professores e suas secretas revelações vão se juntando a história da oralidade no Brasil e no mundo e a forte relação entre as histórias e a promoção da leitura. Nesta perspectiva, esta dissertação busca contribuir com movimentos instituintes, presentes também na escola, reconhecendo na apropriação das histórias infantis, um tipo de trabalho poético-lúdico que pode fecundar o fazer escolar cotidiano, com possibilidades políticas onde se definem formas de participação e exercícios de cidadania. Em outras palavras, importa-nos, através da identificação de histórias infantis por professores e estudantes, tornar mais audíveis e visíveis uma dimensão escolar ainda pouco reconhecida nos currículos oficiais: a da imaginação estética e criadora que se conjuga a das memórias de experiências vividas, representando um legado de muitas gerações, a pedir uma interlocução para fecundar na escola espaços para significados e desejos éticos em que individualidades e coletividades não sejam pólos antagônicos, mas interdependentes. Partimos de uma hipótese, em sentido amplo, de que muitos dos problemas que dificultam as aprendizagens escolares não poderão ser resolvidos direta e linearmente, mas precisam ser expostos aos silêncios e as metáforas com que são traduzidos ou aproximados nas histórias infantis e em suas narrações, alimentando desejos, esperanças de que também são feitos projetos de uma outra escola e outra sociedade. Seguindo esses passos, rememorei minha vida de estudante e a ela fui entrelaçando experiências de leitora, contadora de histórias e escritora, que sempre teve um fascínio pela educação de crianças e estudantes e um encantamento com os caminhos desse mundo. Os procedimentos metodológicos adotados foram: 1-Leitura e seleção dos contos referentes à escola e temas afins; 2-Registro de relatos de alunos de oficinas de leitura e contação de histórias, ministradas por mim em vários estados do Brasil; 3-Relatos de crianças,jovens e adultos sobre o papel da leitura e das histórias infantis na transformação da escola. Procurei com esta pesquisa não só reconhecer movimentos instituintes , mas também identificar entrelaces entre esses movimentos e a imaginação poética, política e pedagógica, presentes nas histórias revelando uma escola com professores apaixonantes e apaixonados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Publicador: dc.publisherBR-
Publicador: dc.publisherUFF-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias infantis-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infanto-juvenil-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleCadê a Escola que Estava Aqui? uma procura e alguns indícios de uma outra escola, colhidos através da leitura das histórias infantis-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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