Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Linhares, Célia Frazão Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:33901384715 | - |
Autor(es): dc.contributor | Yunes, Eliana Lucia Madureira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:19489080772 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783266A2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Chaves, Iduína Edite Mont'alverne Braun | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03684865320 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4787230J0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nóbrega, Nanci Gonçalves da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:91155564322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705379H5 | - |
Autor(es): dc.creator | Fidalgo, Lucia Maria da Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-02-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21037 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774494 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação move-se por um desejo em forma de pergunta: onde há vida imaginativa, poética, política e pedagógica alargando e colorindo tijolos, tetos, muros e o próprio chão da escola? Percorrendo essa indagação, chegamos às histórias infantis que ecoam nas salas de aula e nas criações poéticas e patéticas dos alunos. Seus professores e suas secretas revelações vão se juntando a história da oralidade no Brasil e no mundo e a forte relação entre as histórias e a promoção da leitura. Nesta perspectiva, esta dissertação busca contribuir com movimentos instituintes, presentes também na escola, reconhecendo na apropriação das histórias infantis, um tipo de trabalho poético-lúdico que pode fecundar o fazer escolar cotidiano, com possibilidades políticas onde se definem formas de participação e exercícios de cidadania. Em outras palavras, importa-nos, através da identificação de histórias infantis por professores e estudantes, tornar mais audíveis e visíveis uma dimensão escolar ainda pouco reconhecida nos currículos oficiais: a da imaginação estética e criadora que se conjuga a das memórias de experiências vividas, representando um legado de muitas gerações, a pedir uma interlocução para fecundar na escola espaços para significados e desejos éticos em que individualidades e coletividades não sejam pólos antagônicos, mas interdependentes. Partimos de uma hipótese, em sentido amplo, de que muitos dos problemas que dificultam as aprendizagens escolares não poderão ser resolvidos direta e linearmente, mas precisam ser expostos aos silêncios e as metáforas com que são traduzidos ou aproximados nas histórias infantis e em suas narrações, alimentando desejos, esperanças de que também são feitos projetos de uma outra escola e outra sociedade. Seguindo esses passos, rememorei minha vida de estudante e a ela fui entrelaçando experiências de leitora, contadora de histórias e escritora, que sempre teve um fascínio pela educação de crianças e estudantes e um encantamento com os caminhos desse mundo. Os procedimentos metodológicos adotados foram: 1-Leitura e seleção dos contos referentes à escola e temas afins; 2-Registro de relatos de alunos de oficinas de leitura e contação de histórias, ministradas por mim em vários estados do Brasil; 3-Relatos de crianças,jovens e adultos sobre o papel da leitura e das histórias infantis na transformação da escola. Procurei com esta pesquisa não só reconhecer movimentos instituintes , mas também identificar entrelaces entre esses movimentos e a imaginação poética, política e pedagógica, presentes nas histórias revelando uma escola com professores apaixonantes e apaixonados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Publicador: dc.publisher | BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFF | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias infantis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infanto-juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Cadê a Escola que Estava Aqui? uma procura e alguns indícios de uma outra escola, colhidos através da leitura das histórias infantis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: