A Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Marcos Marques de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Mara Edilara Batista de-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ramofly Bicalho dos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5795231473774990-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3952286468152214-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Diego Miranda de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15202-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774493-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho é uma pesquisa sobre o projeto da Pedagogia da Alternância e seus fundamentos no Brasil. Buscamos compreender através do processo histórico as suas principais influências. Para tanto, realizamos uma análise crítica dessas influências, buscando contextualizar as condições sociais e suas disputas ideológicas. Nesse sentido, apresentamos inicialmente nossa perspectiva frente ao tema e buscamos mostrar o surgimento da Pedagogia da Alternância na França até sua chegada ao Brasil. Em seguida, apresentamos as principais pesquisas sobre a Alternância no Brasil desde 1970 até os dias de hoje. Logo após, buscamos compreender os sujeitos históricos envolvidos com a alternância e sua relação com as influências pedagógicas brasileiras. Identificamos as principais tendências que influenciam o movimento de alternância como: o escolanovismo de Dewey, a escola trabalho de Pistrak, a metáfora da complexidade de Morin, entre outros. Por fim, analisamos como as disputas ideológicas podem engendrar mudanças no projeto político-pedagógico da Pedagogia da Alternância-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis work is a research on the project of Pedagogy of Alternation and its foundations in Brazil. Through the historical process as its main influences we try to comprehend it. To do so, we performed a critical analysis of the influences it had, seeking to contextualize social conditions and their ideological disputes. In this regard, we initially present our perspective on the subject and seek to show the emergence of the Alternation Pedagogy from France to its arrival in Brazil. Subsequently, we introduce the main research made on Alternation in Brazil from 1970 until the present date. Afterwards, we searched for the subjects involved with the Alternance and its relationship with Brazilian pedagogical influences. We identified the main tendencies that influenced the movement of Alternance such as Dewey's “New School” movement, Pistrak’s School of Work, Morin’s metaphor of the complexity, among others. Lastly, we analyzed how ideological disputes engendered changes in the political-pedagogical project of the Alternation Pedagogy-
Descrição: dc.description62 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da alternância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da educação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy of alternation-
Palavras-chave: dc.subjectRural education-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy of education-
Título: dc.titleA Pedagogia da alternância no Brasil e seus fundamentos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.