Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVogel, Michely Jabala Mamede-
Autor(es): dc.contributorMilani, Suellen Oliveira-
Autor(es): dc.contributorRubén Alvarez, Gonzalo-
Autor(es): dc.creatorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774489-
Descrição: dc.descriptionHistórias em quadrinhos são meios de comunicação multimodais, que permitem inúmeras possibilidades para a construção de narrativas e induzir a formação de leitores, aumento da criatividade, abstração e criticidade de crianças, jovens e adultos, constituindo-se, portanto, como ferramentas auxiliares para o ensino-aprendizagem de conteúdos científicos, bem como fontes de informação. O trabalho visa mapear a produção científica brasileira sobre o uso e a criação de histórias em quadrinhos no Ensino de Ciências no período de 2017 a 2021. Trata-se de uma pesquisa básica e descritiva, que utiliza duas técnicas para analisar o uso e a produção de histórias em quadrinhos no Ensino de Ciências, a Bibliometria e a Análise de Conteúdo. Dentre as bases de dados pesquisadas foi escolhida a OASISBR e encontrados 73 documentos, tais como Artigos de Periódicos, Dissertações, Teses, Trabalhos de Conclusão de Curso, Trabalhos em Eventos e Capítulo de Livro, cujos dados foram organizados e padronizados em uma planilha Excel. A análise do corpus documental revelou a presença histórias em quadrinhos autorais, que foram elaboradas manualmente ou utilizando principalmente os softwares Pixton e ToonDoo; comerciais, sendo destacada as da “Turma da Mônica” e por fim, aquelas adaptadas. Foram abordados diversos conteúdos de Ciências do Ensino Fundamental, Biologia, Física, Matemática e Química. O estudo Bibliométrico mostrou que 99 autores publicaram apenas um trabalho, 6 publicaram dois, enquanto 2 autoras publicaram três. A maioria das instituições envolvidas é pública, principalmente federal, destacando-se aquelas do sudeste e sul do Brasil. Notam-se poucas ligações entre autores e também instituições. A palavra-chave “Histórias em Quadrinhos” é a que teve maior incidência nos trabalhos e ligações principalmente com Ensino de Ciências e Ensino de Química. Assim, pôde-se observar que as histórias em quadrinhos, relevantes meios de comunicação de massa, são excelentes ferramentas educacionais para o ensino-aprendizagem de Ciências, podendo ser utilizadas por pessoas de todas as idades e níveis socioeducacionais.-
Descrição: dc.descriptionComics are multimodal means of communication, which allow countless possibilities for the construction of narratives and induce the formation of readers, increase creativity, abstraction and criticality of children, young people and adults, constituting, therefore, as auxiliary tools for the teaching-learning of scientific contents, as well as sources of information. The work aims to survey the Brazilian academic production on the use and creation of comics in Science Teaching from 2017 to 2021. It is a basic and descriptive research, which uses two techniques to analyze the use and production of comics in Science Teaching, Bibliometrics and Content Analysis. Among the searched databases, OASISBR was chosen and 73 documents were found, such as Journal Articles, Dissertations, Theses, Course Completion Works, Works at Events and Book Chapters, whose data were organized and standardized in an Excel spreadsheet. The analysis of the documentary corpus revealed the presence of authorial comics, which were created manually or using mainly Pixton and ToonDoo software; commercials, highlighting those from “Turma da Mônica” and, finally, those adapted. Various contents of Elementary School Sciences, Biology, Physics, Mathematics and Chemistry were addressed. The Bibliometric study showed that 99 authors published only one work, six published two, while two authors published three. Most of the institutions involved are public, mainly federal, with emphasis on those in the southeast and south of Brazil. There are few links between authors and also institutions. The keyword “Comics” is the one that had the highest incidence in works and links mainly with Science Teaching and Chemistry Teaching. Thus, it could be observed that comics, relevant means of mass communication, are excellent educational tools for teaching and learning Science, and can be used by people of all ages and socioeducational levels.-
Descrição: dc.description85 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectBibliometria-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de conteúdo-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectProdução científica-
Palavras-chave: dc.subjectComics-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBibliometrics-
Palavras-chave: dc.subjectContent analysis-
Título: dc.titleHistórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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