Saberes dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcelo Nocelle de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9926701743816225-
Autor(es): dc.contributorJannuzzi, Célia Maria Lira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5054140626872578-
Autor(es): dc.contributorCosta, Igor David da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4524004537624671-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3277538312352469-
Autor(es): dc.creatorFaria, Ana Carla de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24962-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774482-
Descrição: dc.descriptionA educação ambiental vem sendo inserida nas escolas como um tema transversal sendo incentivada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. O entendimento acerca do ambiente e de seus componentes pode ter um expressivo significado na prática social. Identificar a representação social e os conceitos que os alunos trazem sobre determinados assuntos auxilia o planejamento de práticas pedagógicas inovadoras e não apenas periódicas. Esta pesquisa teve o objetivo de sensibilizar os alunos do sétimo ano do ensino fundamental de duas escolas, uma em Santo Antônio de Pádua-RJ e outra em Miracema-RJ acerca do tema espécies ameaçadas de extinção. A metodologia utilizada foi à evocação livre de palavras e desenhos livres objetivando identificar o conhecimento prévio, seguida por uma palestra abordando o tema, especialmente as espécies que ocorrem no estado do Rio de Janeiro e na Mesorregião Noroeste Fluminense. Por último, utilizou-se a construção de tiras em quadrinhos como instrumento de ensino aprendizagem sobre o tema abordado. A evocação livre de palavras demonstrou que a caça teve a maior representação social acerca do tema. Os desenhos mostraram que os alunos conhecem alguns animais ameaçados de extinção, sobretudo, aqueles mais divulgados pela mídia. A palestra promoveu a ruptura com o conhecimento popular e o transformou em conhecimento científico, o que ficou demonstrado pelas tiras em quadrinhos construídas pelos alunos. Nessas apareceram desenhos ilustrando o tráfico ilegal de animais, a prisão de traficantes de animais, e, o mais importante, desenhos das espécies ameaçadas de extinção que ocorrem no Noroeste Fluminense. Pode-se concluir que esse trabalho contribuiu para o ensino do tema espécies ameaçadas de extinção, principalmente porque em várias tiras em quadrinhos foram desenhados momentos em que ocorre a sensibilização de colegas sobre o tema em questão.-
Descrição: dc.descriptionThe environmental education has been inserted at the schools as a traverse theme being motivated by the Parameters National Curriculares. The understanding concerning the atmosphere and of their components he/she can have an expressive meaning in practice social. To identify the social representation and the concepts that the students bring on certain subjects aids the planning of innovative and not just periodic pedagogic practices. This research had the objective of analyzing the students' of the seventh year of the fundamental teaching of two different schools social representation, one in Santo Antônio of Padua-RJ and other in Miracema-RJ concerning the theme threatened species of extinction. The methodology used was the evocation free of words and drawings free aiming to meet the initial knowledge, followed by a lecture by addressing the topic, particularly among the species that occur in the state of Rio de Janeiro and in the mesoregion Northwest Fluminense. Finally, it was used the construction of comic strips as an instrument of teaching learning about the topic addressed. The evocation free of words showed that hunting had the greatest social representation about the theme. The drawings showed that the students know some animals threatened with extinction, especially those most publicized by the media. These appeared drawings illustrating the illegal trafficking of animals, the arrest of traffickers of animals, and, most importantly, drawings of endangered species that occur in the Northwest Fluminense. It can be concluded that this work has contributed to the teaching of the subject species threatened with extinction, mainly because in several comic strips were designed moments in which occurs the awareness of colleagues on the issue in question.-
Descrição: dc.description58 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMeio Ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação Social-
Palavras-chave: dc.subjectEvocação Livre de Palavras-
Palavras-chave: dc.subjectDesenhos-
Palavras-chave: dc.subjectTiras em Quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Naturais-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment-
Palavras-chave: dc.subjectSocial representation-
Palavras-chave: dc.subjectFree evocation of words-
Palavras-chave: dc.subjectDrawings-
Palavras-chave: dc.subjectComics trips-
Título: dc.titleSaberes dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental sobre espécies ameaçadas de extinção-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.