Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Paulo Pires de | - |
Autor(es): dc.contributor | Miller, Joana | - |
Autor(es): dc.contributor | Rios, Flavia Mateus | - |
Autor(es): dc.creator | Conceição, Vanessa da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9826 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774479 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa pretende apresentar os caminhos necessários para trabalhar na escola básica o debate de gênero. Para isso, foi preciso observar no cotidiano escolar se já existe ou não essa discussão. Por esta razão, buscou-se ir a campo para a observação e aplicação de questionários direcionado aos alunos. Ademais, no primeiro momento, precisou-se especificar alguns conceitos teóricos para se trabalhar essa questão no cotidiano, tais como a diferença entre gênero e sexualidade, desnaturalização e estranhamento e o debate atual sobre esse assunto, destacando-se a diversidade sexual e de gênero dentro das instituições escolares. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de estudo de gênero dentro das escolas, assim como a inclusão do debate de gênero dentro do próprio curso de licenciatura de todas as disciplinas que são voltadas para a escola básica. E também, a conscientização de combate a homofobia e o sexismo, que foi visto a todo momento dentro da escola, não só por parte dos alunos, mas também por parte de funcionários e professores | - |
Descrição: dc.description | The present study aims to present the necessary paths to work on the subject of gender in basic school. For this, it was necessary to observe in the school routine whether or not this discussion already exists. Therefore, we sought to go to the field to observe and apply questionnaires to students. Besides, in the first moment, it was necessary to specify some theoretical concepts to work this question in the quotidian, such as the difference between gender and sexuality, denaturalization and estrangement, and the current debate on this subject, highlighting sexual and gender diversity within school institutions.The results obtained reinforce the need to study gender within schools as well as the inclusion of the gender debate within the undergraduate course itself of all disciplines that are geared towards basic school. And also, awareness of the fight against homophobia and sexism, which was seen all the time inside the school, not only by students, but also by employees and teachers | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estranhamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desnaturalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversity | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strangeness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Denaturalization | - |
Título: dc.title | Escola democrática: um caminho de respeito à diversidade de gênero e formação do cidadão consciente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: