A dependência do futebol brasileiro em relação aos direitos de transmissão: uma análise para um mercado monopsonista

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Autor(es): dc.contributorProfeta, Graciela Aparecida-
Autor(es): dc.creatorNeves, Rafael Alves Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10046-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774478-
Descrição: dc.descriptionO futebol tem sido uma expoente da cultura brasileira, contudo, mesmo com toda sua relevância sociocultural, esse segmento ainda é pouco explorado dentro deste contexto. Isto pode ser devido à dificuldade que se tem de pensar no futebol de forma profissional, ou até mesmo, à pouca pesquisa econômica para assuntos relacionados ao esporte de maneira em geral. Em função do exposto acima, este trabalho tem o propósito de explorar o futebol considerando questões econômicas, relacionadas a mercados, comportamento de empresas e bem estar social. Além disso, vislumbra-se contribuir para o debate no que diz respeito às discussões que se baseiam nos temas relacionados à grande área da economia dos esportes. Para tanto, o presente trabalho consiste em uma pesquisa descritiva que buscou realizar um estudo do histórico da relação Clubes de Futebol e Emissoras de TV transmissoras dos campeonatos, sempre atentando para o contexto econômico. A partir deste estudo procurou-se realizar uma análise baseada na teoria econômica de mercados, especificamente o caso de uma estrutura monopsonista, destacando suas causas e conseqüências. Os principais resultados apontaram que o modelo de venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol, ocorrem em um sistema de concorrência imperfeita, havendo um Monopsônio, onde a emissora, tem poder de mercado e se apropria do excedente, afetando o bem-estar social. Os clubes devido a sua situação financeira precária ficam dependentes do dinheiro da emissora, através de cotas adiantadas e empréstimos. Discutiu-se também os modelos adotados para divisão das cotas de transmissão em outros países, chegando a conclusão que o modelo brasileiro, se assemelha ao menos bem sucedido, no caso o espanhol, sendo os melhores exemplos e práticas os modelos adotados na Alemanha e na Inglaterra-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMonopsônio-
Palavras-chave: dc.subjectRadiodifusão-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectEmissora de televisão-
Palavras-chave: dc.subjectClube esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectMercado-
Palavras-chave: dc.subjectBem-estar social-
Título: dc.titleA dependência do futebol brasileiro em relação aos direitos de transmissão: uma análise para um mercado monopsonista-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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