Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marcos Marques de | - |
Autor(es): dc.contributor | Serra, Dayse Carla Genero | - |
Autor(es): dc.contributor | Julião, Elionaldo Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Andresa Maria da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1520 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774475 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho surgiu a partir do interesse em buscar conhecer as diversas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como suas atribuições, principalmente no campo empresarial. Entender qual seria o currículo ideal a esta formação, que é titulada como plena, e como se sentem os pedagogos quanto a ela. Tanto aqueles que estão em processo de formação, como aqueles já formados. Sabe-se que, atualmente, o pedagogo sai da universidade com um diploma que lhe possibilita exercer seu trabalho além da escola, onde segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, ele deveria ser habilitado para isso. A partir destes dados, foram feitas investigações pautadas nos currículos de algumas universidades, fazendo um levantamento das disciplinas oferecidas e o tempo de curso estimado. Além disso, foi realizado um trabalho de campo através de entrevistas com universitários de três faculdades distintas, além de pedagogos já graduados por estas instituições. Foi possível, assim, traçar uma comparação entre estes grupos de profissionais, buscando saber o interesse destes quanto à atuação em áreas não escolares, o sentimento em relação à sua formação e, ainda, o conhecimento que possuem sobre a importância de sua profissão para esta sociedade. Desta forma, este trabalho faz, de forma singela, uma breve discussão sobre o pedagogo e seus campos de trabalho, assim como a formação considerada plena para este profissional | - |
Descrição: dc.description | This work arose from interest in seeking to know the different possibilities of action for the pedagogue, as well as their assignments, especially in the business field. Understand what would be ideal for this training curriculum, which is titled as full, and how educators feel about her. Both those who are in process of formation, as those already formed. It is known that currently the pedagogue leaves the university with a degree that enables it to perform its work beyond the school where, according to the National Curriculum Guidelines for the pedagogy course, it should be enabled to do so. From these data, guided research in the curricula of some universities that offer the course were made, mapping the courses offered and the estimated time of course. In addition, fieldwork was conducted through interviews with students from three different colleges, educators have graduated from these institutions were also interviewed, thus making a comparison between these groups of professionals, seeking to know their interests about acting in areas not school and how they feel about their education, and especially their knowledge about the importance of their profession for society. Thus, this work brings simple form a brief history of the pedagogue and their fields, as well as full training considered for this professional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante de pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atuação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Título: dc.title | O papel do pedagogo: uma discussão sobre os campos de atuação e os elementos básicos de formação do estudante de pedagogia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: