Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Balbi, Helga Dolorico | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Cledson Oliveira de | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Eliane Julia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8790 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774471 | - |
Descrição: dc.description | Aplicações baseadas em Realidade Virtual, Aumentada e Mista estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas. São tecnologias que proporcionam a mistura do mundo virtual e do mundo real e, embora pertençam a um mesmo ramo de tecnologia, possuem conceitos distintos. Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma visão geral sobre estas tecnologias, mostrando os conceitos envolvidos, suas diferenças, técnicas e ferramentas de desenvolvimento. O texto relaciona e descreve os principais conceitos relacionados, tais como imersão, não imersão, interatividade, graus de liberdade de movimento, detecção e rastreamento, estereoscopia e som 3D. Descreve as principais fases do processo de criação dos mundos virtuais: modelagem geométrica (técnicas e métodos de modelagem 3D, e descrição de objetos virtuais), texturização, iluminação, técnicas de sombreamento, modelagem de cenas inteiras com cenários e objetos virtuais, animação e renderização. Também destaca as necessidades das ferramentas de desenvolvimento de aplicações de realidade virtual e aumentada. E, finalmente, analisa características tecnológicas de dispositivos disponíveis no mercado, além de mostrar os benefícios e facilidades que estas tecnologias oferecem | - |
Descrição: dc.description | Applications based on Virtual, Augmented and Mixed Reality are increasingly present in people's lives. Such technologies provide a mix of the virtual world and the real world and, although they belong to the same branch of technology, have different concepts. This work aims to present an overview of these technologies, showing the concepts involved, the differences between them, techniques and development tools. The text relates and describes the main associated concepts, such as immersion, no immersion, interactivity, degrees of freedom of movement, detection and tracking, stereoscopy and 3D sound. Furthermore, describes the main phases of the process of creation of virtual worlds: geometric modeling (3D modeling techniques and meth-ods, and description of virtual objects), texturing, lighting, shading techniques, model-ing of entire scenes with virtual objects and virtual scenarios, animation and render-ing. It also highlights the needs of the tools for developing virtual and augmented re-ality applications. And finally, it analyzes the technological characteristics of devices available in the market, besides showing the benefits and facilities that these tech-nologies offer | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade mista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade aumentada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem de mundos virtuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Augmented reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mixed reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual world modeling | - |
Título: dc.title | Realidade virtual aumentada e mista: conceitos, téccnicas e aplicações | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: