O Estado educador: considerações sobre a Política Nacional de Educação Museal e a formação integra

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Autor(es): dc.contributorCosta, Regis Eduardo Coelho Argüelles da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gabriela Nascimento Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25029-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774464-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a face educadora do Estado na apropriação e uso da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) como iniciativa de fomento à formação integral. Analisamos a construção teórica acerca do conceito Estado, escolhendo a teoria do Estado ampliado de Antonio Gramsci como lente de análise crítica. O objetivo do trabalho foi de compreender como através dos órgãos públicos, Estado e a sociedade civil buscam educar os sujeitos para o consenso. Abordamos as diferentes concepções e aplicações do conceito de formação integral, buscando compreender seu uso através da análise de duas políticas públicas que se comprometem em promover a formação integral. Uma delas, a PNEM, nos levou a analisar como a categoria de formação integral é usado na questão da educação museal. Na análise da sua implementação a nível institucional, realizada através do Plano Museológico do Museu da Vida da Fiocruz, evidenciamos uma possível contradição, uma vez que a instituição privilegiou uma abordagem mais democrática e institucional, se afastando de concepções da classe dominante para a formação integral.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstado ampliado; Formação Integral; Política pública; Educação Museal-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO Estado educador: considerações sobre a Política Nacional de Educação Museal e a formação integra-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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