Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Regis Eduardo Coelho Argüelles da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Gabriela Nascimento Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25029 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774464 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a face educadora do Estado na apropriação e uso da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) como iniciativa de fomento à formação integral. Analisamos a construção teórica acerca do conceito Estado, escolhendo a teoria do Estado ampliado de Antonio Gramsci como lente de análise crítica. O objetivo do trabalho foi de compreender como através dos órgãos públicos, Estado e a sociedade civil buscam educar os sujeitos para o consenso. Abordamos as diferentes concepções e aplicações do conceito de formação integral, buscando compreender seu uso através da análise de duas políticas públicas que se comprometem em promover a formação integral. Uma delas, a PNEM, nos levou a analisar como a categoria de formação integral é usado na questão da educação museal. Na análise da sua implementação a nível institucional, realizada através do Plano Museológico do Museu da Vida da Fiocruz, evidenciamos uma possível contradição, uma vez que a instituição privilegiou uma abordagem mais democrática e institucional, se afastando de concepções da classe dominante para a formação integral. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estado ampliado; Formação Integral; Política pública; Educação Museal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O Estado educador: considerações sobre a Política Nacional de Educação Museal e a formação integra | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: