Análise do perfil dos "mediadores por um dia" do Ciências sob Tendas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMadeira, Lucianne Fragel-
Autor(es): dc.contributorAlves, Gustavo Henrique Varela Saturnino-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Thaís Varandas de Azeredo-
Autor(es): dc.contributorFernandes, André Filipe de Freitas-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Amanda Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32348-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774463-
Descrição: dc.descriptionOs mediadores são atores fundamentais nos museus e centros de ciência. Apesar de possuírem diferentes denominações conforme a atividade que realizam, possuem características comuns que os diferem, como: extenso conhecimento cientifico, adaptação da linguagem, habilidades de questionamento e incentivo ao diálogo, capacidade de audição aprimorada, entre outras. O Ciências Sob Tendas é um centro de ciências itinerantes fundado em 2013, na Universidade Federal Fluminense. Com o objetivo de colaborar com a divulgação científica, através da percepção pública sobre Ciência e Tecnologia, o CST conta com um acervo de 30 atividades lúdicas, interativas e criativas nas áreas de Ciências da Natureza, Saúde, Tecnologia e Humanidades. As exposições ocorrem em diversos espaços nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e conta com diferentes mediadores: bolsistas, extensionistas e voluntários. Os mediadores voluntários, também conhecidos como mediadores por um dia, representam a parte mais expressiva do grupo. Levando em consideração a importância desses atores para o CST, buscamos conhecer o perfil dos estudantes que atuam de forma voluntária, com o objetivo de entender as motivações e se possível desenvolver estratégias que possam aumentar a participação dos mesmos. Para isso, utilizamos uma abordagem mista, através da pesquisa de análise documental, questionários eletrônicos com perguntas abertas e fechadas foram analisados 189 respostas diferentes. Para análise qualitativa, utilizamos a metodologia de Tematização proposta por Fontoura (2011) e quando possível, realizamos análise quantitativa apresentados em dados absolutos ou percentagens. Nossos resultados demonstraram que o perfil dos mediadores por um dia é constituído majoritariamente por mulheres (cerca de 80%), com idade média entre 18 e 24 anos (58%). Como esperado, a maior parte dos voluntários (47%) estão vinculados a UFF, mas outras instituições do Estado do Rio de Janeiro também se fazem presentes (UENF; UERJ; UFRJ; UFRRJ; UNESA; UNIRIO; IFRJ; entre outras). Em relação ao curso, a maioria dos mediadores por um dia são dos cursos de ciências biológicas 36% e de biomedicina 22%. Quando o questionamos sobre os motivos que os levaram a participar do CST, observamos que a grande maioria demonstrou interesse pelo projeto ou pela divulgação cientifica, seguido da formação pessoal. Por fim, as redes sociais, Facebook, Instagram e WhatsApp mostraram ser o meio de contato pioneiro pelo qual os mediadores voluntários descobrem o CST. Essas informações permitem buscar estratégias para diversificar o grupo, tanto no quesito gênero, quanto no quesito curso e instituição. Além disso, visto que a maior parte dos mediadores chegam até o projeto por meio das redes sociais, seria interessante ampliar e intensificar as chamadas e compartilhamentos para voluntários nesses meios.-
Descrição: dc.descriptionMediators are key actors in science museums and centers. Despite having different names according to the activity they perform, they have common characteristics that differentiate them, such as: extensive scientific knowledge, language adaptation, questioning skills and encouraging dialogue, improved hearing ability, among others. Ciência Sob Tendas is an itinerant science center founded in 2013 at the Fluminense Federal University. With the objective of collaborating with scientific dissemination, through public perception of Science and Technology, CST has a collection of 30 playful, interactive and creative activities in the areas of Natural Sciences, Health, Technology and Humanities. The exhibitions take place in the municipalities of the State of Rio de Janeiro and have different mediators: scholarship holders, extension workers and volunteers. Volunteer mediators, also known as mediators for a day, represent the most expressive part of the group. Taking into account the importance of these actors for CST, we seek to know the profile of students who work on a voluntary basis, in order to understand their motivations and, if possible, develop strategies that can increase their participation. For this, we used a mixed approach, through document analysis research, electronic questionnaires with open and closed questions were analyzed 189 different answers. For qualitative analysis, we used the Thematization methodology proposed by Fontoura (2011) and when possible, we performed quantitative analysis presented in absolute data or percentages. Our results showed that the profile of mediators for a day is made up mostly of women (about 80%), with an average age between 18 and 24 years (58%). As expected, most volunteers (47%) are linked to UFF, but other institutions in the State of Rio de Janeiro are also present (UENF; UERJ; UFRJ; UFRRJ; UNESA; UNIRIO; IFRJ; among others). Regarding the course, most mediators for one day are from the biological sciences courses 36% and biomedicine 22%. When we asked them about the reasons that led them to participate in the CST, we observed that the vast majority showed interest in the project or scientific dissemination, followed by personal training. Finally, social networks, Facebook, Instagram and WhatsApp proved to be the pioneering means of contact through which volunteer mediators discover the CST. This information makes it possible to seek strategies to diversify the group, both in terms of gender and in terms of course and institution. In addition, since most mediators reach the project through social networks, it would be interesting to expand and intensify calls and shares for volunteers in these media.-
Descrição: dc.description29 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação cientifica-
Palavras-chave: dc.subjectItinerância-
Palavras-chave: dc.subjectCentro de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante-
Palavras-chave: dc.subjectCiência e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectScientific dissemination-
Palavras-chave: dc.subjectRoaming-
Palavras-chave: dc.subjectScience center-
Título: dc.titleAnálise do perfil dos "mediadores por um dia" do Ciências sob Tendas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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