Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Conejero, Marco Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor | Abdalla, Márcio Moutinho | - |
Autor(es): dc.contributor | Parente, Tobias Coutinho | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3102912890603231 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7392519360429958 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4524218198273943 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5105101242704714 | - |
Autor(es): dc.creator | Freire, Bruno Dutra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13212 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.10135913721 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774460 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo é conhecer a influência e a saliência e dos stakeholders nas Instituições de Ensino Superior, e a participação deles nas estruturas de governança e no processo decisório. Procedimentos/Método para a solução do problema: Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória e aplicada quanto a sua natureza. Os procedimentos para solução do problema de pesquisa foram organizados em duas etapas: a pesquisa bibliográfica visando os principais trabalhos científicos e publicações na temática da pesquisa; e o método de estudo casos múltiplos. Como procedimentos de coleta de dados utilizou-se de instrumentos como questionário, pesquisa documental e observação participante. Para análise dos dados empregou-se o procedimento de análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas TI®. Finalmente, realizou-se a triangulação de teoria/caso/teoria com os dados obtidos. Resultados: Os resultados demonstram a importância de conhecer os principais stakeholders das IES, de que forma sugestionam o processo decisório e a governança dessas organizações, bem como o conhecimento por parte dos gestores dessas organizações de mecanismos de classificação e priorização desses stakeholders. Neste contexto, a utilização do modelo de saliência de Mitchell et al. (1997) e o New university stakeholder model de Mainardes et al. (2012) permitiu demonstrar quem são os stakeholders estratégicos nas organizações pesquisadas, o seu impacto no processo decisório e a forma como interagem nas instâncias deliberativas das respectivas IES. Verificou-se também que a governança nas IES precisa ser aprimorada pelo debate de temas de nível mais estratégico, bem como com uma melhor definição das atribuições das instâncias de governança, como conselhos e colegiados de unidade e de instâncias de gestão, como as diretorias de campi. Implicações práticas: Com a pesquisa espera-se um impacto positivo na governança e na gestão dos stakeholders. Além disso, fornecer aos gestores das IES, administradores ou não, um modelo de identificação e priorização de demandas bem como uma análise da 6 representatividade desses stakeholders nas estruturas de governança de modo agilizar e melhorar o processo de tomada de decisão na organização. Originalidade e contribuições: O procedimento proposto é singular e traz as especificidades da governança universitária e da gestão de stakeholders em organizações com diversas partes interessadas e objetivos difusos. Esse estudo tem o potencial de contribuir para um melhor modelo de tomada de decisão, gestão e governança na administração pública federal, em especial nas IES públicas federais. Produção Técnica/Tecnológica: O modelo proposto está inserido ao EIXO 1, Produtos e Processos como Processos de Gestão. Quanto a aplicabilidade, a produção possui abrangência realizada e a concordância dos gestores e participantes do estudo. O modelo tem potencial inovador ao realizar uma combinação de conhecimentos preestabelecidos e, por fim, o modelo apresenta uma baixa complexidade já que se usará de conhecimentos preestabelecidos e com a participação dos atores (stakeholders) descritos na literatura para seu desenvolvimento. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study is to know the influence and the salience of stakeholders in Higher Education Institutions, and their participation in the governance structures and in the decision-making process. Procedures / Method for solving the problem: This is a research of qualitative, descriptive and exploratory approach and applied as to its nature. The procedures for solving the research problem were organized in two stages: bibliographic research aimed at the main scientific works and publications on the research theme; and the multiple case study method. The data collection procedures used instruments such as questionnaire, documentary research and participant observation. For data analysis, the content analysis procedure was employed, with the aid of Atlas TI® software. Finally, the theory / case / theory triangulation was performed with the obtained data. Findings: The results demonstrate the importance of knowing the main stakeholders of the HEI, the way they suggest the decision-making process and the governance of these organizations, as well as the knowledge by the managers of these organizations of mechanisms of classification and prioritization of these stakeholders. In this context, the use of the salience model by Mitchell et al. (1997) and the New university stakeholder model of Mainardes et al. (2012) allowed to demonstrate who are the strategic stakeholders in the researched organizations, their impact on the decision making process and how they interact in the deliberative instances of the respective HEIs. It was also noted that governance in HEI needs to be enhanced by discussing more strategic level issues, as well as by better defining the roles of governance bodies such as boards and collegiate units and management bodies such as boards of directors. Practical Implications: The research is expected to have a positive impact on governance and stakeholder management. In addition, provide managers of HEIs, administrators or not, a model of identification and prioritization of demands as well as an analysis of the representativeness 8 of these stakeholders in governance structures in order to streamline and improve the decision-making process in the organization. Originality/value: The proposed procedure is unique and brings the specificities of university governance and stakeholder management in organizations with diverse stakeholders and diffuse objectives. This study has the potential to contribute to a better model of decision making, management and governance in the federal public administration, especially in federal public HEIs. Technical / Technological Production: The proposed model is inserted in Axis 1, Products and Processes as Management Processes. As far as applicability is concerned, the production has achieved scope and the agreement of the study managers and participants. The model has innovative potential when a combination of pre-established knowledge is achieved and, finally, the model presents a low complexity since it will use pre-established knowledge and with the participation of the actors described in the literature for its development. | - |
Descrição: dc.description | 163 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Volta Redonda | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stakeholders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saliência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Influência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estruturas de governança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tomada de decisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | IES | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituição de ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Salience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Influence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Governance structures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decision making | - |
Palavras-chave: dc.subject | HEI | - |
Título: dc.title | A influência, saliência e participação dos stakeholders nas estruturas de governança e no processo decisório de instituições de ensino superior: um estudo multicasos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: