Conceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVereza, Solange Coelho-
Autor(es): dc.contributorBernardo, Sandra Pereira-
Autor(es): dc.contributorHubert, Dalby Dienstbach-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Maria Jussara Abraçado de-
Autor(es): dc.contributorGurgel, Diogo de França-
Autor(es): dc.creatorMattos, Mayara de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31697-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774448-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo conduzir uma investigação em torno do conceito de “sucesso”, na forma em que ele é percebido, conceptualizado e articulado nos discursos. Para tanto, são observados os preceitos da Linguística Cognitiva e, mais detidamente, da Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980). Esta pesquisa está alicerçada também nas noções de Modelo Cognitivo Idealizado (LAKOFF, 1987); frame (FILLMORE, 1982); esquema imagético (LAKOFF, 1987); metáfora situada e nicho metafórico (VEREZA, 2013; 2016); e nos estudos sobre metáfora, cultura e ideologia (KÖVECSES, 2005; CHARTERIS- BLACK, 2004; GOATLY, 2007). Como metodologia de pesquisa, emprega-se a triangulação de dados (DENZIN, 2009), a partir de três corpora distintos, a fim de verificar se o objeto de análise possui o mesmo sentido em circunstâncias diferentes. Os corpora selecionados são: memes sobre o sucesso, blogs sobre o sucesso segundo preceitos da religião cristã e blogs sobre o sucesso no empreendedorismo. A partir da análise dos corpora, investigam-se as possíveis conceptualizações sobre o SUCESSO, partindo da hipótese de que a linguagem metafórica presente nos discursos analisados pode relevar a maneira como o SUCESSO é conceptualizado em nossa sociedade. Os resultados da análise indicam que as metáforas conceptuais recrutadas para conceptualizar o sucesso são SUCESSO É PRODUTO DE RECEITA/FÓRMULA/SEGREDO, SUCESSO É DESTINO DE VIAGEM, SUCESSO É TOPO DE ESCADA, SUCESSO É PARA CIMA, SUCESSO É FRUTO DE COLHEITA, SUCESSO É SER AGENTE, ALCANÇAR SUCESSO É VITÓRIA NA GUERRA, SUCESSO É OBJETO/BEM, SUCESSO É BEM VALIOSO e ALCANÇAR SUCESSO É ATINGIR ALVO. Os resultados indicam, ainda, que algumas metáforas, como SUCESSO É PRODUTO DE RECEITA/FÓRMULA/SEGREDO, implicam uma sutil tomada de posição ideológica, ao denotar a ideia de que o alcance do sucesso depende exclusivamente das ações daquele que busca ser bem-sucedido. Por fim, entende-se que as metáforas identificadas estariam na base do MCI de SUCESSO, sendo dominantes na maneira de se pensar, falar e até mesmo agir a respeito do sucesso em nossa sociedade.-
Descrição: dc.descriptionThe present research aims to conduct an investigation around the concept of “sucess”, in the way it is perceived, conceptualized and articulated in the speeches. To do so, the precepts of Cognitive Linguistics are observed and, more specifically, the Conceptual Metaphor Theory (LAKOFF; JOHNSON, 1980). This research is also grounded on the notions of Idealized Cognitive Model (LAKOFF, 1987); frame (FILLMORE, 1982); image schema (LAKOFF, 1987); situated metaphor and metaphorical niche (VEREZA, 2013; 2016); and on studies on metaphor, culture, and ideology (KÖVECSES, 2005; CHARTERIS-BLACK, 2004; GOATLY, 2007). As a research methodology, we use data triangulation (DENZIN, 2009), based on three different corpora, in order to verify whether the object of analysis has the same meaning in different circumstances. The selected corpora are: memes about success, blogs about success according to Christian religion precepts, and blogs about success in entrepreneurship. From the analysis of the corpora, we investigate the possible conceptualizations about SUCCESS, starting from the hypothesis that the metaphorical language present in the analyzed discourses can reveal the way in which SUCCESS is conceptualized in our society. The results of the analysis indicate that the conceptual metaphors recruited to conceptualize success are: SUCCESS IS PRODUCT OF RECIPE/FORMULA/SECRET, SUCCESS IS DESTINATION OF TRAVEL, SUCCESS IS TOP OF LADDER, SUCCESS IS UP, SUCCESS IS FRUIT OF HARVEST, SUCCESS IS BEING AGENTIAL, ACHIEVING SUCCESS IS WAR VICTORY, SUCCESS IS OBJECT/GOOD, SUCCESS IS VALUABLE OBJECT, and ACHIEVING SUCCESS IS MEETING THE TARGET. The results also indicate that some metaphors, such as SUCCESS IS THE PRODUCT OF RECIPE/FORMULA/SECRET, imply a subtle ideological stance, by denoting the idea that achieving success depends exclusively on the actions of the one who seeks to be successful. Finally, it is understood that the metaphors identified would be at the base of the SUCCESS ICM, being dominant in the way of thinking, speaking and even acting about success in our society.-
Descrição: dc.description228 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModelo Cognitivo Idealizado-
Palavras-chave: dc.subjectMetáfora Conceptual-
Palavras-chave: dc.subjectSucesso-
Palavras-chave: dc.subjectMetáfora-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectSucesso-
Palavras-chave: dc.subjectIdealized Cognitive Model-
Palavras-chave: dc.subjectConceptual Metaphor-
Palavras-chave: dc.subjectSuccess-
Título: dc.titleConceptualizações metafóricas do modelo cognitivo idealizado de sucesso-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.