Proposta para formação continuada de professores da Educação Infantil no contexto do programa Mais Infância (2013-2020)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraujo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduina Edite Mont’Alverne Braun-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Bruna Molisani-
Autor(es): dc.contributorMocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Fernanda Pinheiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30031-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774405-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo se insere no debate acerca das propostas municipais para a formação continuada de professores da Educação Infantil. Nosso foco são as ações empreendidas no âmbito do Programa Mais Infância, implementado em 2013, pela Prefeitura de Niterói (RJ). O referido programa procurou articular esforços para ampliar o atendimento da Educação Infantil com estratégias para a formação e valorização dos profissionais que atuam nessa etapa. Como objetivo geral, buscou-se analisar, na perspectiva dos docentes, as experiências formativas oferecidas pela Rede Municipal de Educação de Niterói no âmbito do referido programa, tendo em vista as demandas do cotidiano escolar, marcado por desafios e especificidades da docência na Educação Infantil. Com esse escopo, perspectivou-se conhecer os elementos considerados pelos sujeitos como marcantes nesse processo de formação, assim como investigar os percursos formativos vivenciados pelas professoras nele envolvidos. Com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos de Imbernón (2009; 2010; 2011), Josso (2007; 2010), Nóvoa (1992; 1999; 2013), Nóvoa e Finger (2010), Campos (1994, 2008), Kramer, Nunes e Carvalho (2013), Candau (2008), Tardif (2014), entre outros, realizou- se um estudo de natureza qualitativa que se insere no bojo dos estudos de abordagem (auto)biográfica, utilizando como metodologia a narrativa. As interlocutoras da pesquisa são professoras da Rede Municipal de Educação de Niterói, que atuaram na Educação Infantil entre os anos de 2013 e 2020, que tiveram suas vidas entrelaçadas por práticas formativas promovidas no âmbito do Mais Infância. Os procedimentos metodológicos adotados foram a aplicação de um questionário exploratório às participantes da pesquisa, para a composição do perfil, a realização entrevistas com os sujeitos e a busca por registros das práticas formativas do programa em tela. Como resultados da pesquisa desenvolvida, os sentidos compreendidos no diálogo com as narrativas das professoras participantes evidenciam a relevância da formação continuada justificada por motivações diversas. As professoras participantes reconhecem que as práticas formativas contribuíram com as suas práticas pedagógicas, mas explicitam aspectos interessantes que podem servir de pistas para uma reorganização. Assinalam, também, numa análise de sua organicidade, a necessária continuidade das práticas formativas, que se configurem em formação constante, permanente, democrática e a legitimação da escola como lócus privilegiado de formação continuada, sem desconsiderar a importância de vivenciar oportunidades fora dela, possibilitando uma interlocução com outros sujeitos, bem como a troca de experiências, potencializando, assim, a ressignificação das suas percepções sobre a prática docente. Assim, a análise das informações construídas enuncia sobre uma formação continuada que comporta uma diversidade de arranjos e sentidos, apontam também para que sua organização se dê, cada vez mais, pensada e partilhada com o professor.-
Descrição: dc.descriptionThis study is part of the debate about municipal propositions for teachers continuing education of Early Childhood Education. Our focus is on the actions taken under the More Childhood Program (Programa Mais Infância), implemented in 2013 by the Municipality of Niteroi (RJ). This program sought to articulate efforts to expand the Early Childhood Education service with strategies for training and valuing professionals who work at this stage. As a general objective, we sought to analyze, from the perspective of teachers, the training experiences offered by Niterói’s Municipal Education Network within the scope of the Program, in the context of the demands of everyday school life, marked by challenges and specificities of teaching in Early Childhood Education. With that scope, we intended to know the elements considered by the subjects as striking in this training process, as well as investigate the training paths experienced by the teachers involved in it. Anchored in theoretical and methodological references from Imbernón (2009; 2010; 2011), Josso (2007;2010), Nóvoa (1992; 1999; 2013), Nóvoa e Finger (2010), Campos (1994, 2008), Kramer, Nunes e Carvalho (2013), Candau (2008), Tardif (2014), and others, the study carried out was of a qualitative nature and was inserted in the core of studies with an (auto)biographical approach, using the narrative as its methodology. The research interlocutors are teachers who worked in Early Childhood Education in the Municipality of Niterói between the years 2013 and 2020, whose lives were intertwined by training practices promoted in the scope of the More Childhood Program. The methodological procedures adopted were the application of an exploratory questionnaire to the research participants, for the composition of the profile, interviews with the subjects, and a search for records of formative practices of the program on screen. As a result of the research carried out, the senses encompassed in the dialogue with the narratives from the participating teachers show the relevance of continued education justified by different motivations. The participant teachers reckon that training practices contributed to their pedagogical practices, but make explicit interesting aspects that can serve as clues for a reorganization. They also indicate, in an analysis of its organicity, the necessary continuity of the training practices, configuring it into constant, permanent training, and the legitimacy of the school as a privileged locus of continued education, without disregarding the importance of experiencing opportunities outside of it, enabling relationships with other subjects, as well as the exchange of experiences, thus enhancing the re-signification of their perceptions about the teaching practice. Hence, the analysis of the constructed information enunciates about a continuous formation that includes a diversity of arrangements and meanings and also points to the fact that its organization should be increasingly thought out and shared with the teacher.-
Descrição: dc.description161 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Mais Infância-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectContinued Education-
Palavras-chave: dc.subjectChild Education-
Palavras-chave: dc.subjectMore Childhood Program-
Título: dc.titleProposta para formação continuada de professores da Educação Infantil no contexto do programa Mais Infância (2013-2020)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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