Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bayma, Andréa Cristina Pavão | - |
Autor(es): dc.contributor | Delou, Cristina Maria Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Requião, Luciana Pires de Sá | - |
Autor(es): dc.creator | Espíndola, Celina de Carvalho Felisdorio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1390 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774403 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como se dá a trajetória de identificação de dois alunos com altas habilidades, um deles matriculado em escola particular e outro em escola pública no município de Angra dos Reis. Além da análise de suas trajetórias, buscou-se compará-las e verificar quais foram os encaminhamentos de trabalho para esses indivíduos. Este objeto de estudo é de relevância para a educação à medida que o tema altas habilidades ainda é envolvido por mitos e pela falta de conhecimento tanto na rede pública como na particular de ensino, assim como entre os familiares dos alunos identificados e na sociedade. Para investigar tal objetivo, lançou-se mão da metodologia de estudo de caso, observação participante, entrevista, seminários e análise documental e bibliográfica. Concluiu-se nesta pesquisa que: independente da classe social, os dois jovens com altas habilidades sofreram tratamentos equivocados em suas escolas até serem identificados como superdotados; ambos tiveram melhora de qualidade pessoal e educacional após a identificação e após o encaminhamento para atividades extraclasse especializadas; de acordo com a legislação educacional, ambos deveriam ter acesso ao tratamento especializado adequado em razão de sua superdotação; e que sua identificação correta como superdotados, bem como a adequação de suas vidas escolares a essa realidade, trouxe maior qualidade de vida para ambos | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Altas habilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança superdotada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angra dos Reis (RJ) | - |
Título: dc.title | Trajetórias de superdotados no município de Angra dos Reis: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: