Trajetórias de superdotados no município de Angra dos Reis: um estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBayma, Andréa Cristina Pavão-
Autor(es): dc.contributorDelou, Cristina Maria Carvalho-
Autor(es): dc.contributorRequião, Luciana Pires de Sá-
Autor(es): dc.creatorEspíndola, Celina de Carvalho Felisdorio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1390-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774403-
Descrição: dc.descriptionO objetivo geral desta pesquisa foi compreender como se dá a trajetória de identificação de dois alunos com altas habilidades, um deles matriculado em escola particular e outro em escola pública no município de Angra dos Reis. Além da análise de suas trajetórias, buscou-se compará-las e verificar quais foram os encaminhamentos de trabalho para esses indivíduos. Este objeto de estudo é de relevância para a educação à medida que o tema altas habilidades ainda é envolvido por mitos e pela falta de conhecimento tanto na rede pública como na particular de ensino, assim como entre os familiares dos alunos identificados e na sociedade. Para investigar tal objetivo, lançou-se mão da metodologia de estudo de caso, observação participante, entrevista, seminários e análise documental e bibliográfica. Concluiu-se nesta pesquisa que: independente da classe social, os dois jovens com altas habilidades sofreram tratamentos equivocados em suas escolas até serem identificados como superdotados; ambos tiveram melhora de qualidade pessoal e educacional após a identificação e após o encaminhamento para atividades extraclasse especializadas; de acordo com a legislação educacional, ambos deveriam ter acesso ao tratamento especializado adequado em razão de sua superdotação; e que sua identificação correta como superdotados, bem como a adequação de suas vidas escolares a essa realidade, trouxe maior qualidade de vida para ambos-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAltas habilidades-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotação-
Palavras-chave: dc.subjectIdentificação-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotado-
Palavras-chave: dc.subjectCriança superdotada-
Palavras-chave: dc.subjectAngra dos Reis (RJ)-
Título: dc.titleTrajetórias de superdotados no município de Angra dos Reis: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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