Mini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAuler, Luiz Telmo da Silva-
Autor(es): dc.contributorZarro, Carlos Augusto Domingues-
Autor(es): dc.contributorAlves, Marcos Veríssimo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7964458773966012-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4207417342090177-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2819002798313342-
Autor(es): dc.creatorSilva, Sandro Araujo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9952-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774394-
Descrição: dc.descriptionNesse trabalho foi desenvolvido como produto educacional um mini aquecedor solar de água (MASA) como um material didático potencialmente significativo. O produto educacional associado a esta dissertação compreende um manual de construção e um guia de aplicação voltado para o público do ensino médio, mas o MASA pode também ser útil e adequado ao ensino fundamental. O MASA foi concebido para poder ser trabalhado em sala de aula de forma prática para demonstrações e contextualização acerca do tema calor e suas transmissões. A originalidade da proposta do MASA em comparação com outros protótipos de aquecedor solar para fins didáticos é a sua portabilidade e possibilidade de ser utilizado dentro de classe. Sendo um dispositivo compacto, o MASA pode ser facilmente carregado por uma pessoa de uma sala para outra e, além da possibilidade de ser utilizado ao ar livre, exposto ao sol, pode também ser usado em classe com um soprador térmico como fonte de aquecimento da sua placa. Um objetivo específico do trabalho foi apresentar uma prática educativa que permitisse aos estudantes estabelecerem uma relação entre a teoria e a prática, relacionando os conceitos físicos com a sua aplicação prática no cotidiano. Quanto a estratégia para a coleta de dados para avaliação do produto utilizou-se a técnica da observação participante, por ser um meio eficaz para atender aos objetivos que se propõe a pesquisa. Além disso, foi elaborado, aplicado e analisado em questionário com perguntas abertas direcionadas a levantar os conceitos prévios do estudantes, as observações decorrentes da demonstração com o MASA. A reaplicação do questionário prévio após a aula com o MASA evidenciou que os alunos puderam reestruturar seus conceitos prévios sobre calor e suas transmissões. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel foi a principal base teórica para a elaboração da proposta didática que acompanha o MASA-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionA mini solar water heater (MSWH) was developed as an educational product to be used as potentially significative learning material. The educational product related to this dissertation consists of a construction manual as well as an application guide for the high school level, but MSWH is also suitable for usein to the the primary school level public. The MSWH was conceived to be used in a portable way in the classroom to demonstrate heat and heat transmission in a practical and context way . The originality of MSWH proposal as compared to other educational prototypes of solar heating systems is its portability, which makes it easy to handle and suitable to be used in the classroom. Being very compact the MSWH can be carried by one person from one classroom to another, having also the advantage of being suitable for open air demonstrations, under natural sunlight, as well as for in class demonstrations, with a suitable small electric heat gun, or electric hair drier, as heating source for its plate. The specific purpose of this work was to present an educational demonstration that enable students to link theory to practice, relating physical concepts to their daily applications. As regards the strategy to collect observational data for the product evaluation, it was user the technique of participant observer. Furthermore, it was conceived and applied a conceptual questionnaire in order to investigate students previous concepts on heat and heat transmission. Also a questionnaire for after the demonstration activity is presented. In the tests made with two high school classes, the reapplication of the conceptual questionnaire after the demonstration activity with the MSWH shown that students were able to reformulate the previous concepts on heat and heat transmission. As theoretical foundation for the educational proposal and the results discussion we referred to the principles of the meaningful learning of David. P Ausubel-
Descrição: dc.description85f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAquecedor solar-
Palavras-chave: dc.subjectCalor-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectDemonstração-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectTransmissão de calor-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics education-
Palavras-chave: dc.subjectHeat-
Palavras-chave: dc.subjectSolar heating system-
Palavras-chave: dc.subjectClassroom demonstrations-
Título: dc.titleMini aquecedor solar de água para o ensino de calor e suas transmissões-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.