Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Erly Maria de Carvalho e | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca Filho, Ari da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Frederico Cascardo Alexandre e | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Ana Paula Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/766 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774386 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho analisa a satisfação dos egressos com o curso de Turismo feito na UFF, de modo geral, avaliando a contribuição do curso para a sua formação, enriquecimento pessoal e inserção profissional. A escolha do curso de turismo se dá principalmente por este inserir-se em uma área diversificada, pela oportunidade de interação com diversos tipos de pessoas; de promover intercâmbio entre culturas; e pelo contato com ambientes diversificados. Essa visão motivacional ao ingressarem no curso é muitas vezes idealizada e ao concluírem a graduação esses motivos são suplantados pela realidade do mercado de trabalho para o qual não se sentem, regra geral, preparados. Assim, o objetivo deste estudo é averiguar a satisfação do egresso com o curso de Turismo e até que ponto considera que as diretrizes curriculares, que norteiam o projeto pedagógico do curso, foram cumpridas, avaliando ainda a formação superior recebida. Para isto foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, com coleta de dados, por meio eletrônico, realizada com os egressos. A análise empreendida, a partir das informações obtidas, permite afirmar, que de modo geral, a maioria dos egressos, de uma amostra de 40 respondentes, se sente satisfeita com o nível de proficiência apresentado pelos professores e com os conhecimentos gerais adquiridos, porém declaram-se insatisfeitos com a preparação propiciada pelo curso para o mercado de trabalho | - |
Descrição: dc.description | This study examines the satisfaction of undergraduate‟s students with the Tourism course attending at the Universidade Federal Fluminense, assessing its contribution to their education, personal enrichment and professional integration. The reasons to choose this career are due primarily by entering into a multidisclinary area, the opportunity to interact with different types of people, to promote cultural exchanges, and by contact with diverse environments. This motivational vision to choose the course is often idealized and when they finish the undergraduation these reasons may be outweighed by the reality of the labor market for which they feel generally underprepared. The objective of this study is to determine the former students´ satisfaction with the course of tourism and also to consider the extent to which the curriculum guidelines, which guide the pedagogical project, have been fulfilled, as well as to evaluate the received university education. For this it was developed a descriptive study, with data collection from former students, through electronic means. The analysis undertaken, based on the obtained information, points that, in general, most students, of a sample of 40 respondents, feel satisfied with the level of proficiency shown by teachers and with the general knowledge acquired, but show dissatisfied with the preparation for the labor market provided by the course | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Egressos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso de Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Undergraduates | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tourism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tourism course | - |
Título: dc.title | Educação superior em Turismo: a visão do egresso da Universidade Federal Fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: