Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Alexsandra dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Emanuela Rodrigues Comitre Fernandes Da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774367 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, busca-se compreender a gestão participativa na educação infantil, por meio de uma explanação sobre a mesma e uma análise do olhar do gestor escolar na promoção de uma política de participação no ambiente escolar, privilegiando a tomada de decisões conjuntas e garantindo a democracia dentro das instituições de ensino, considerando a Educação Infantil como uma etapa basilar da Educação Básica necessária ao pleno desenvolvimento da criança. O problema de pesquisa gira em torno do seguinte questionamento: “Qual o olhar do gestor escolar da educação infantil sobre sua função?” O objetivo geral do presente trabalho é analisar o olhar do gestor na implementação da gestão democrática/participativa na educação infantil, a partir de relatos de gestores escolares. O método de pesquisa utilizado é o de abordagem quali-quantitativa, onde foram usadas técnicas de coleta de dados por meio de questionário previamente elaborado com cinco questões. Neste sentido, a pesquisa trouxe à baila a realidade do município de Santo Antônio de Pádua, RJ, cujo PNE, ainda não foi efetivado, os gestores escolares ainda são nomeados por indicação política. Em relação ao PME, seguindo os apontamentos de Amaral (2019), também foram constatados que não há exigência de formação em nível de superior para exercício da função de diretor escolar no município, o que nos leva a ratificar o desarco com documentos norteadores da política educacional. Pela amplitude do tema, o presente trabalhou não buscou esgotar todas as suas nuances, sugerindo futuros estudos sobre ações efetivas que integrem a formação do gestor escolar, a política educacional e sua relação com a escola. Logo, concluiu-se com o presente trabalho, sobre a necessidade efetivação e acompanhamento, diante dos resultados de um plano municipal de educação para o aperfeiçoamento de aspectos da gestão escolar bem como a participação da sociedade no âmbito escolar para que se obtenha resultados mais positivos. | - |
Descrição: dc.description | In this work, we seek to understand the participatory management in early childhood education, through na explanation about it and na analysis of the school manager's view in promoting a policy of participation in the school environment, favoring joint decision-making and ensuring the democracy within educational institutions, considering Early Childhood Education as a basic stage of Basic Education necessary for the full development of the child. The research problem revolves around the following question: "What is the view of the child education school manager on his role?" The general objective of this work is to analyze the manager's perspective on the implementation of democratic/participatory management in early childhood education, based on reports from school managers. The research method used is the qualitative-quantitative approach, where data collection techniques were used through a questionnaire previously elaborated with Five questions. In this sense, the research brought to light the reality of the municipality of Santo Antônio de Pádua, RJ, whose PNE hás not yet been made effective, school managers are still appointed by political appointment. In relation to the PME, following the notes of Amaral (2019), it was also found that there is no requirement for higher education to exercise the function of school director in the municipality, which leads us to ratify the disagreement with the policy's guiding documents educational. Due to the breadth of the theme, the present work did not seek to exhaust all its nuances, suggesting future studies on effective actions that integrate the training of the school manager, educational policy and its relationship with the school. Therefore, it was concluded with this work, on the need to carry out and follow up, given the results of a municipal education plan for the improvement of aspects of school management as well as the participation of society in the school environment in order to obtain more positive results. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional de Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Municipal de Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early Childhood Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | School management | - |
Palavras-chave: dc.subject | National Education Plan | - |
Palavras-chave: dc.subject | Municipal Education Plan | - |
Título: dc.title | O olhar do gestor escolar na educação infantil: analisando o município de Santo Antônio de Pádua, RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: