Leitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabral, Rosimere Mendes-
Autor(es): dc.contributorSales, Rodrigo de-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Andréa-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Camilla Carvalho Damasceno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24437-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774352-
Descrição: dc.descriptionEste estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que objetivou evidenciar o papel da leitura na primeira infância, sua importância na formação do leitor e no desenvolvimento do indivíduo. Destaca o desenvolvimento na primeira infância como fase crucial do desenvolvimento humano, apontando características físicas e cognitivas desta etapa da vida. Indica o papel da leitura na vida do leitor, como iniciá-la e incentivá-la na primeira infância. Apresenta breve histórico da educação infantil brasileira, identificando suas principais carências. Estuda a dinamização da biblioteca infantil, indicando ações que podem ampliar seu acesso frente ao usuário. Aborda a posição da família e suas questões relacionadas ao incentivo e a formação do leitor mirim. Como resultado desta pesquisa, destaca-se a precariedade da educação infantil no Brasil, formal e informal, frente à importância do incentivo à leitura ainda na primeira infância.-
Descrição: dc.descriptionThis work is the result of a bibliographical research that aimed to highlight the role of reading in early childhood, its importance in the formation of the reader and in the development of the individual. Highlight the development in first childhood as a crucial phase of human development, poiting to physical and cognitive characteristics on this stage of life. Indicates the role of reading in the reader’s life, how to start it and encourage it in the first childhood. Presents a brief history of brazilian children’s education, identitifying the deficiencies and highlithting its importance in encouraging reading. Studying the dynamics of the children’s library, pointing that aims to increase its visibility to the user. Covers the family position and issues relates to the encourage and formation of the little reader. As a result of this research, we see the precariousness of early childhood education in Brazil, both formal and informal, in view of the importance of encouraging reading in early childhood-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira infância-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira infância-
Palavras-chave: dc.subjectReader-
Palavras-chave: dc.subjectFirst childhood-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectFormation of the reader-
Título: dc.titleLeitura na primeira infância: a importância do incentivo nos primeiros anos de vida-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.