Abordando Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica através de experimentos de baixo custo e suas aplicações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros Junior, Luciano Gomes de-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Amanda Ribeiro de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13049-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774349-
Descrição: dc.descriptionCom uma breve observação nas aulas de Física do Ensino Médio, tornam-se nítidas as dificuldades encontradas pelos professores ao tentar ensinar os conceitos teóricos, de forma com que o aluno preste atenção e construa um pensamento crítico. Isso ocorre principalmente nas escolas públicas onde os recursos e instruções para aulas práticas são escassos em sua maioria, ou deixados de lado devido às desmotivações que os professores enfrentam em seu dia a dia profissional. Por motivos financeiros, como a baixa remuneração, os professores precisam ministrar aula em várias escolas, aumentando sua carga-horária. Outro aspecto que contribui muito para esse quadro que é a mecanização do sistema, onde os próprios alunos já aceitaram essa realidade e consideram a Física uma disciplina de mera aplicação de fórmulas. Com o déficit que a maioria possui em conceitos básicos de Matemática, dificulta ainda mais a compreensão em alguns assuntos da Física estudados, e o gosto pela disciplina. Este trabalho teve como objetivo investigar em algumas escolas públicas da região do Noroeste Fluminense, se havia o ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC). Aplicou-se também uma oficina com aulas práticas de construção de experimentos de baixo custo abordando conteúdos de FMC, que podem ser tratados nos três anos do Ensino Médio. Esta oficina foi voltada aos professores da rede pública, com o intuito de fornecer recursos para serem utilizados nas aulas de Física, auxiliando na compreensão dos avanços científicos, a fim de estimular os alunos para que possam se interessar mais pela disciplina de Física e, quem sabe, escolherem a área de exatas no Ensino Superior.-
Descrição: dc.descriptionWith a brief observation in high school physics classes, it becomes clear the difficulties encountered by teachers when trying to teach the theoretical concepts, so that the student pays attention and builds critical thinking. This is especially true in public schools where resources and instruction for practical classes are scarce, or overlooked due to the demotivations teachers face in their day to day work. For financial reasons, such as low pay, teachers need to teach in various schools, increasing their workload. Another aspect that contributes a lot to this picture is the mechanization of the system, where students themselves have already accepted this reality and consider physics as a discipline of mere application of formulas. With the deficit that most have in basic concepts of mathematics, makes even more difficult to understand in some subjects of physics studied, and the taste for discipline. This work aimed to investigate in some public schools in the Northwest Fluminense region, whether there was the teaching of Modern and Contemporary Physics (FMC). It was also applied a workshop with practical classes to build low cost experiments addressing FMC contents, which can be treated in the three years of high school. This workshop was aimed at public school teachers, in order to provide resources to be used in physics classes, helping to understand scientific advances, in order to stimulate students to be more interested in the discipline of Physics and, who you know, choose the exact area in higher education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica Moderna e Contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectEstímulo no aprendizado-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos-
Palavras-chave: dc.subjectAvanços científico-tecnológicos-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectModern and Contemporary Physics-
Palavras-chave: dc.subjectStimulating learning-
Palavras-chave: dc.subjectResources-
Palavras-chave: dc.subjectScientific and Technological Advances-
Título: dc.titleAbordando Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica através de experimentos de baixo custo e suas aplicações-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.