Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Sonia Regina Alves Nogueira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Luciano Tavares da | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Cauê Torres de Oliveira Guedes | - |
Autor(es): dc.creator | Mata, Gustavo Luan Nunes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:37:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:37:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23076 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774325 | - |
Descrição: dc.description | Os direitos humanos como um todo, inclusive os de terceira geração, o acesso à cultura e consciência ambiental, têm os seus valores não reconhecidos e ainda são violados em nossa sociedade. A educação em direitos humanos permite conscientizar, implantar, promover e fomentar os direitos mais fundamentais dos seres humanos. Com intuito de atender algumas demandas da educação em direitos humanos no Brasil e contribuir para o ensino de química à luz dos direitos humanos, desenvolvemos uma atividade baseada na problematização freiriana, utilizando como tema gerador “o consumismo efêmero e as artes plásticas do novo realismo” para conscientizar acerca do direito ao acesso à cultura, à produção cultural, à preservação ambiental e promover a aprendizagem de eletroquímica. A atividade foi organizada em cinco encontros, nos quais os alunos analisaram e interpretaram obras do novo realismo, produziram fotografias de acordo com o tema gerador, investigaram evidências de reação química de oxido-redução, analisaram o processo de geração de energia por uma pilha de Daniell, analisaram os resultados de experimentação de eletrólise e desenvolveram um produto artístico acerca do tema gerador. Os andamentos pedagógicos e recursos didático-pedagógicos preparados para cada encontro foram aplicados com duas turmas de 3ª série do ensino médio, de um colégio estadual e um colégio federal, no 2º semestre de 2019. A análise das aplicações mostrou que as estratégias aplicadas, os recursos utilizados e os andamentos pedagógicos confeccionados foram eficientes para promover a conscientização dos educandos sobre o direito ao acesso à cultura, o direito a conviver em um mundo saudável a partir da apropriação de conhecimentos eletroquímicos, previstos nos currículos escolares. Ao longo de todos os encontros, os educandos foram provocados a refletirem sobre as realidades opressoras apresentadas, essas reflexões necessitaram de ações investigativas que demandaram de conhecimentos químicos para formulação de um pensamento crítico. Ao final os estudantes comunicaram e denunciaram a necessidade de preservação do meio ambiente através de uma linguagem artística de produção autoral com o uso dos saberes químicos | - |
Descrição: dc.description | Human rights as a whole, including those of the third generation, access to culture and environmental awareness, have their values not recognized and are still violated in our society. Human rights education makes it possible to raise awareness, implement, promote and promote the most fundamental rights of human beings. To meet some of the demands of human rights education in Brazil and contribute to the teaching of chemistry in the light of human rights, we developed an activity based on Freire's problematization, using as a generator theme “the ephemeral consumerism and the plastic arts of the new realism” to raise awareness about the right to access culture, cultural production, environmental preservation and promote electrochemistry learning. The activity was organized in five meetings, in which students analyzed and interpreted works of new realism, produced photographs according to the generator theme, investigated evidence of chemical reaction of oxide reduction, analyzed the process of energy generation by a Daniell’s cell, analyzed the results of electrolysis experimentation and developed an artistic product about the generator theme. The pedagogical progress and didactic-pedagogical resources prepared for each meeting were applied with two classes of 3rd grade of high school, from a state school and a federal school, in the 2nd semester of 2019. The analysis of the applications showed that the applied strategies, the resources used and the pedagogical progress made were efficient in promoting students awareness of the right to access to culture, the right to live in a healthy world based on the appropriation of electrochemical knowledge, provided for in school curricula. Throughout all the meetings, students were encouraged to reflect on the oppressive realities presented, these reflections required investigative actions that required chemical knowledge to formulate critical thinking. In the end, the students communicated and denounced the need to preserve the environment through an artistic language of authorial production using chemical knowledge | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problematização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletroquímica e arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novo realismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletroquímica e preservação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletroquímica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preservação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human rights education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problematization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electrochemistry and art | - |
Palavras-chave: dc.subject | New realism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electrochemistry and environmental preservation | - |
Título: dc.title | Um diálogo entre as artes plásticas do novo realismo a eletroquímica e o direito humano de herdar um mundo saudável | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: