Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: um estudo para a proposição de uma sequência didática sobre consumo de energia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarrelo Jr, Nelson-
Autor(es): dc.contributorBarrelo Jr, Nelson-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorVentura, Jaqueline Pereira-
Autor(es): dc.contributorMendes, Raissa Fernandes Pessoa-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Nathálie Marinho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23666-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774320-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, averiguamos o desenvolvimento do Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a fim de propor uma sequência didática sobre consumo de energia adequada para este público. Para alcançar nosso objetivo, realizamos uma revisão da literatura sobre a trajetória histórica da educação brasileira e do Ensino de Física no Brasil, assim como do surgimento tardio da EJA nesse contexto. Realizamos também um levantamento dos trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) no intuito de conhecer o andamento da pesquisa sobre EJA nessa área. Além disso, discorremos sobre a situação da educação no Rio de Janeiro durante o período de pandemia da covid-19 e analisamos parte do material de estudo fornecido pelo estado através do “Applique-se”, aplicativo lançado pelo governo do Rio em 2021 para que os discentes da rede, tanto do ensino regular quanto da EJA, possam acessar o material sem consumo de dados de internet móvel. A partir deste estudo, foi possível perceber o potencial de resgatar o conceito de autoria com os jovens e adultos trabalhadores da modalidade. Decidimos, então, pautar nossa sequência didática no letramento científico dos alunos para favorecer este aspecto. O primeiro bloco de nossa proposta foi dedicado à interação entre as concepções alternativas dos estudantes e os conceitos da física. Para isso, propomos que os estudantes discutam sobre os dados elétricos de aparelhos eletrônicos domésticos para que o professor possa construir dialogicamente com a turma os conceitos físicos especificados nos aparelhos e como eles se relacionam entre si. O segundo bloco foi designado ao estudo do efeito Joule a partir de um experimento demonstrativo investigativo, assim como sua relação com a instalação elétrica de uma casa, que foi explorada através de uma atividade prático experimental que tinha como principal objetivo proporcionar a tomada de decisão consciente dos discentes. O terceiro bloco, planejado como atividade assíncrona, é o momento em que a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade é evidenciada através da leitura de textos didáticos e não-didáticos pré-selecionados pelo professor. O quarto bloco foi destinado a produção textual dos discentes, assim como a divulgação do texto produzido para a comunidade escolar. Os formatos dos textos produzidos foram escolhidos de modo que a escrita criativa dos estudantes fosse propiciada. Por fim, o quinto e último bloco foi destinado para a reflexão na prática dos estudantes e para a etapa final do processo avaliativo. Em razão das restrições ao convívio social derivadas da pandemia de covid-19, não foi possível aplicar a sequência didática proposta neste trabalho, entretanto, espera-se realizá-la futuramente.-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we investigate the development of Physics Teaching in Youth and Adult Education (EJA) in order to provide a didactic sequence on energy consumption suitable for this audience. To reach our goal, we carried out a literature review on the historical trajectory of Brazilian education and Physics Teaching in Brazil, as well as the late rise of EJA in this context. We also carried out a survey of the works published in the annals of the National Science Education Research Meeting (ENPEC), the Physics Education Research Meeting (EPEF) and the National Physics Education Symposium (SNEF) in order to know the progress of the research on EJA in this area. In addition, we discuss the situation of education in Rio de Janeiro during the covid-19 pandemic period and analyze part of the study material provided by the state through “Applique-se”, an application launched by the government of Rio in 2021 so that the network's students, both regular education and EJA, can access the material without using mobile internet data. From this study, it was possible to perceive the potential to rescue the concept of authorship with young and adult workers in the modality. We then decided to base our didactic sequence on the students' scientific literacy to favor this aspect. The first block of our proposal was dedicated to the interaction between the students' alternative conceptions and the concepts of physics. For this, we propose that students discuss the electrical data of home electronic devices so that the teacher can dialogically construct with the class the physical concepts specified in the devices and how they relate to each other. The second block was designed to study the Joule effect from an investigative demonstrative experiment, as well as its relationship with the electrical installation of a house, which was explored through a practical-experimental activity whose main objective was to provide conscious decision-making of students. The third block, planned as an asynchronous activity, is the moment when the relationship between Science, Technology and Society is evidenced through the reading of didactic and non-didactic texts pre-selected by the teacher. The fourth block was intended for the textual production of students, as well as the dissemination of the text produced for the school community. The format of the texts produced were chosen so that the students' creative writing was propitiated. Finally, the fifth and last block was intended for reflection on the students' practice and for the final stage of the evaluation process. Due to the restrictions on social interaction resulting from the covid-19 pandemic, it was not possible to apply the didactic sequence proposed in this work, however, it is expected to be carried out in the future.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Feral Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEstado da Arte-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Científico-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo de Energia-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito Joule-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEstado da arte-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo de energia-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectState of art-
Palavras-chave: dc.subjectScientific Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectEnergy consumption-
Palavras-chave: dc.subjectJoule Effect-
Título: dc.titleEnsino de Física na Educação de Jovens e Adultos: um estudo para a proposição de uma sequência didática sobre consumo de energia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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