A leitura como prática semiótica no booktube: o caso do Literature-se

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Luiza Riveiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30260-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774313-
Descrição: dc.descriptionA dissertação tem como objetivo analisar, com base na Semiótica Discursiva, a prática da leitura na comunidade booktube (canais literários do YouTube), considerando-a uma prática semiótica (FONTANILLE, 2014). Ao longo da história, a leitura foi concebida de diferentes maneiras, adequadas ao perfil sócio-histórico de cada época. Nas sociedades contemporâneas, com o surgimento da internet, a leitura ganha novos suportes, objetivos e práticas. Este trabalho observa como as estratégias enunciativas utilizadas pelos canais literários acabam por modificar a relação entre o sujeito-leitor e o objeto-livro e, consequentemente, a própria prática de leitura, tendo selecionado como objeto de estudo o canal Literature-se, de Mell Ferraz. Com base na proposição do esquema de análise dos planos de imanência (FONTANILLE, 2018) e nos pressupostos da Semiótica Discursiva, são analisados os temas que se associam à leitura, o regime de crença estabelecido no canal, bem como as cenas predicativas atualizadas nos vídeos selecionados. Dessa forma, pode-se observar como o booktube funciona como uma prefiguração da prática de leitura a ser realizada pelos internautas. Ao entrar em contato com outras práticas semióticas (produção digital, recepção digital, mercadológica, consumo e mediação da leitura), a prática de leitura passa a ser composta por outros objetos (tais como o celular e a câmera) e a ser marcada pela extimidade conceito que, opondo-se à intimidade, refere-se a práticas como as de mostrar os livros que possui e compartilhar as leituras para provar que se é de fato um leitor. Essas diferentes práticas, inicialmente concorrentes, são ajustadas no nível das estratégias, sendo possível, a partir da observação do comportamento despertado pela repetição desses ajustamentos, apontar uma forma de vida específica: a forma de vida bookishness.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims at analyzing, based on the Discursive Semiotics, the practice of reading in the booktube community (literary channels on YouTube), considering it a semiotic practice (FONTANILLE, 2014). Throughout history, reading was conceived in different ways, which were adequate to the social and historical profile of each era. In contemporary societies, with the emergence of the internet, reading gains new support-objects, objectives, and practices. This work observes how the enunciative strategies used by the literary channels change the relationship between the subject- reader and the object-book and, consequently, the practice of reading itself, having as a unit of analysis the channel Literature-se, owned by Mell Ferraz. Based on the proposition of the scheme of the immanent levels (FONTANILLE, 2018) and the premises of the Discursive Semiotics, the themes associated with reading, the regime of belief established in the channel, as well as the predicative scenes actualized in the selected videos are analyzed. In this way, it can be observed how the booktube functions semiotic practices (digital production, digital reception, marketing, consumption, and reading mediation), the practice of reading is composed of new objects (such as a cellphone and a camera) and is marked by extimacy it is necessary to show their books and to share their readings in order to prove that they are in fact readers. These different practices, initially concurrent, are adjusted at the level of strategies, being possible to indicate a specific form of life, based on the observation of the behavior arouse by the repetition of these adjustments: the bookishness form of life.-
Descrição: dc.description127 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectBooktube-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-se-
Palavras-chave: dc.subjectPrática semiótica-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia enunciativa-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube (Recurso eletrônico)-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectBooktube-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-se-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotic practice-
Palavras-chave: dc.subjectEnunciative strategy-
Título: dc.titleA leitura como prática semiótica no booktube: o caso do Literature-se-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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