Uma comparação empírica entre o uso do textual e o audiovisual para a difusão de conhecimento técnico nas organizações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorViterbo Filho, José-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Cruz da-
Autor(es): dc.contributorBoscarioli, Clodis-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Otávio Vargas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8811-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774303-
Descrição: dc.descriptionO avanço tecnológico nos meios de comunicação, viabilizou diversos meios de propagação do conhecimento e, consequentemente, romper ou questionar velhos paradigmas. O vídeo não é algo novo. No início, essa tecnologia era cara, com equipamentos com dimensões e pesos demasiados, quase que exclusivos das grandes empresas de telecomunicações, mas com o passar dos anos, os equipamentos se tornaram baratos e portáteis, tornando-se muito populares nos dias de hoje. Na observância dos benefícios advindos do vídeo, o quão vantajoso seria, as organizações, investirem no uso deste modelo. O presente artigo investiga dois modelos para a difusão de conhecimento técnico nas organizações, o texto e o vídeo, com a finalidade de aferir algumas características como a preferência, eficiência e a eficácia de cada um. Para este fim executamos um experimento com vinte pessoas, que, com o apoio de manuais similares nos dois moldes (vídeo e texto), desempenharam tarefas computacionais e responderam a questionários. Os resultados não fugiram do esperado: o vídeo foi o mais eficiente, com maior número de acertos nas perguntas referentes ao conteúdo, levemente eficaz, visto que o tempo gasto foi menor, e também o preferido pelos usuários-
Descrição: dc.descriptionThe technological advance in the media has enabled various ways of propagating knowledge and, consequently, breaking or questioning old paradigms. Video is not something new. In the beginning, this technology was expensive, with equipment with dimensions and weights too, almost exclusive of the big telecommunications companies, but with the passage of the years, the equipment became cheap and portable, becoming very popular these days. In observing the benefits of video, how beneficial would it be for organizations to invest in the use of this model. This article investigates two models for the diffusion of technical knowledge in organizations, text and video, in order to evaluate some characteristics such as preference, efficiency and effectiveness of each one. To this end, we performed an experiment with twenty people, who, with the support of similar manuals in both formats (video and text), performed computational tasks and answered questionnaires. The results did not go far beyond what was expected: the video was the most efficient, with the highest number of answers to the questions regarding the content, slightly effective, since the time spent was lower, and also preferred by users-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizações-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectVideo classes-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizations-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Título: dc.titleUma comparação empírica entre o uso do textual e o audiovisual para a difusão de conhecimento técnico nas organizações-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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