Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, André Luiz Gomes da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7913307240182478 | - |
Autor(es): dc.contributor | Jannuzzi, Célia Maria Lira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5054140626872578 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Renata Bacellar | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1834123342403707 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2842219870761498 | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Sandro Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:37:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:37:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774302 | - |
Descrição: dc.description | O uso da tecnologia virtual está cada vez mais presente no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho trata da análise da utilização do aplicativo WhatsApp no ambiente de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciências Naturais do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES/UFF). Foi realizado uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa, de abordagem descritiva, com pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário. De acordo com as respostas obtidas na pesquisa, pôde-se observar que o uso do aplicativo WhatsApp é frequentemente utilizado pelos alunos para tratar de assuntos acadêmicos formando grupos entre os colegas de turma. O aplicativo facilita a comunicação e o desenvolvimento da disciplina, pois facilita a comunicação, a troca de vídeos, áudios, imagens e documentos. A maioria dos alunos afirma que o uso do aplicativo WhatsApp traz uma maior interação entre eles, o que pode melhorar a convivência diária em sala de aula. Nesta pesquisa 54% dos alunos cita a falta de privacidade de horários como um ponto negativo. Apesar de quase metade dos entrevistados acharem que o aplicativo deveria ser restrito o seu uso em certos horários, a maioria também concorda que um dos pontos positivos do uso do aplicativo é seu uso em tempo integral. Concluindo, com a utilização desta ferramenta digital foi possível compartilhar reflexões, fazer comparações e dividir experiências entre professores e alunos. | - |
Descrição: dc.description | The use of virtual technology is increasingly present in the teaching-learning process. The present work deals with the analysis of the use of whatsapp application in the teachinglearning environment in the Natural Sciences Degree course at the Fluminense Institute of Northwest Higher Education of the Fluminense Federal University (INFES / UFF). A qualitative and quantitative research was carried out, with a descriptive approach, with bibliographical research and questionnaire application. According to the answers obtained in the research, it was observed that the students to deal with academic subjects forming groups among the classmates often use the use of the Whatssapp application. The application facilitates the communication and the development of the discipline because it facilitates the communication, the exchange of videos, audios, images and documents. Most students state that using the Whatsapp application brings a greater interaction between them, which can improve daily living in the classroom. In this research, 54% of the students cited the lack of privacy of schedules as a negative point. Although nearly half of respondents feel that the application should be restricted at certain times, most also agree that one of the good points of using the app is its full-time use. In conclusion, with the use of this digital tool it was possible to share reflections, make comparisons and share experiences between teachers and students. | - |
Descrição: dc.description | 33 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias Educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational Technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Título: dc.title | Utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso de licenciatura em Ciências Naturais do INFES/UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: