Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Marcelo Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Chacon, Eluzir Pedrazzi | - |
Autor(es): dc.contributor | Quattrociocchi, Daniel Garcez Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Victor Curty | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:37:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:37:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30830 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774263 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta um estudo qualitativo aplicado através do relato de criação e execução de um instrumento avaliativo com uso do lúdico, desenvolvido dentro de uma proposta de avaliação formativa do conteúdo de equilíbrio químico. Preocupou-se aqui em aliar ao uso lúdico o referencial teórico da psicologia histórico cultural para construir um instrumento de avaliação, com características supracitadas, e que contribua para a aprendizagem. Visando demarcar um cenário crescente de contribuições para mudanças na avaliação do processo de ensino aprendizagem, no qual que se utiliza do lúdico nos espaços educacionais objetivando um ensino através de novas estratégias, e que facilitem a aprendizagem, apresenta-se aqui o jogo avaliativo Equilíbrio Quizmico, que possui elementos que o fazem atuar na zona de desenvolvimento proximal, promovendo interações sociais e que permitiu a criação de um ambiente de aprendizagem e avaliação que se distancie de objetos de pura aferição, gerando possibilidades de aprendizagem durante sua aplicação, além do diagnóstico e redirecionamento do processo de ensino aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | 47 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Título: dc.title | Equilíbrio quizmico, desenvolvimento de um instrumento de avaliação formativa e agente mediador da aprendizagem de equilíbrio químico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: