Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barros, Armando Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4497652129344512 | - |
Autor(es): dc.contributor | Goulart, Cecilia Maria Aldigueri | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Tânia Conceição Clemente de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783235U8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Frigotto, Edith Ione dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0 | - |
Autor(es): dc.creator | Petersen, Elizabeth da Silveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:37:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:37:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17661 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774261 | - |
Descrição: dc.description | Analyzing the speech of the middle school teachers (1st-4th grade) in a public school from the city of Niterói, it has been aimed to identify how those speeches enunciate the social senses that are directly connected to their performance. The field research happened in the period when the teachers were on strike (2005). It was developed in the social reality conception, being theoretically based upon Bakhtin, Gramsci and upon the analysis of the speech. During the research, it has been identified, in the confluence of teachers speech, the pedagogic speech from the classrooms as being the first sense of their performance. The construction process of other speeches is made difficult by the non perspective of surpassing of life and education conditions. In this analysis it is shown the production of silent speeches, but also the dialogism, in the construction of objectives that are the same for the teaching staff. The enunciations reveal the ambivalence of the teacher, between potency and impotence, beside the difficulty faced by the social complexity that is reflected in the scholar quotidian. This complexity challenges the teachers to create new speeches and partnerships with the community where the school belongs, to construct new social senses | - |
Descrição: dc.description | Analisando os discursos dos professores do Ensino Fundamental (1ª à 4ª série) numa escola municipal de Niterói, buscamos identificar como estes enunciam os sentidos sociais que atribuem à sua atuação. A pesquisa de campo aconteceu no período em que os professores encontravam-se em estado de greve (2005). Ela se desenvolveu na concepção dialética de realidade social, fundamentando-se teoricamente em conceitos de Bakhtin, Gramsci e da Análise do Discurso. Em sua trajetória identificamos, na confluência das falas dos professores, o discurso pedagógico de sala de aula como o sentido primeiro dado por eles à sua atuação. O processo de construção de outros discursos é dificultado pela não perspectiva de superação das condições atuais de vida e da educação. Nesta análise encontramos a produção de discursos de silenciamento, mas também o dialogismo, na construção de objetivos comuns para o grupo docente. As enunciações revelaram a ambivalência do professor, entre potência e impotência, diante das dificuldades enfrentadas pela complexidade social que é refletida no cotidiano escolar. Esta complexidade desafia os professores a criar novos discursos e parcerias com a comunidade escolar imediata, e a construir novos sentidos sociais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Middle school | - |
Palavras-chave: dc.subject | dialogism | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O ato do professor na intenção de criar novos sentidos sociais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: