Impacto das novas tecnologias nas formas de consumo e produção das artes plásticas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTelles, Mário Ferreira De Pragmácio-
Autor(es): dc.contributorMarinho, Neide Aparecida-
Autor(es): dc.contributorCosta, Giovanne Bittar da-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Caio de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32718-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774249-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca trazer uma análise sobre as novas formas de produção e consumo de artes, que tem tomado um papel preponderante dentro do universo artístico nos últimos anos, tornando-se em um mercado autossustentável. As novas tecnologias, como a IA (Inteligência Artificial), NFT, realidade virtual, estão mudando drasticamente a forma que diversos artistas encaram o conceito de propriedade artística e intelectual, já que novas artes são produzidas por agentes que, tecnicamente, não reivindicam autoria sobre elas. Além disso, as novas tecnologias contribuem para a desburocratização do comércio de arte, já que, tradicionalmente, ao comprar uma obra de arte física é preciso uma transportadora especializada, pagamento de diferentes taxas e lidar com documentos, entre outros aspectos. Já com as novas tecnologias, pode ser estabelecida uma relação direta entre comprador e vendedor. Por conta disso, muitos aderiram às novas produções artísticas, que podem trazer impactos muitas vezes negativos principalmente para os artistas, muitos dos quais têm seus trabalhos utilizados para alimentar as ferramentas que criam obras de arte a partir de inteligência artificial, e muitas vezes sem seu consentimento. Por ser uma prática muito recente, tanto os estudos nacionais quanto internacionais não são muito abundantes nessa questão, e por conta dessa escassez, esse estudo se torna necessário. Para este estudo iremos analisar o conceito de arte e como o mercado de arte se compunha até então, antes da chegada dessas novas tecnologias, e como essa chegada impactou o cenário e suas consequências. Esse estudo também busca demonstrar como a arte, mesmo em suas diversas formas atuais, ainda é utilizada continuamente como símbolo de poder e fator hierarquizante.-
Descrição: dc.descriptionThis work seeks to provide an analysis of the new forms of production and consumption of arts, which have assumed a preponderant role within the artistic universe in recent years, becoming a self-sustainable market. New technologies, such as AI (Artificial Intelligence), NFT, virtual reality, are drastically changing the way many artists view the concept of artistic and intellectual property, as new arts are produced by agents who, technically, do not claim authorship over them. In addition, new advanced technologies reduce bureaucracy in the art trade, since, traditionally, when purchasing a physical work of art, it is necessary to have a specialized transport company, pay different fees and deal with documents, among other aspects. With new technologies, there may be a direct relationship between buyer and seller. Because of this, many have joined new artistic productions, which can often have negative impacts, especially for artists, many of whom have their work used to feed the tools that create works of art using artificial intelligence, and often without their consent. As it is a very recent practice, both international and national studies are not very abundant on this issue, and because of this scarcity, this study becomes necessary. For this study we will analyze the concept of art and how the art market was composed until then, before the arrival of these new technologies, and how this arrival impacted the scenario and its consequences. This study also seeks to demonstrate how art, even in its various current forms, is still continually used as a symbol of power and a hierarchical factor.-
Descrição: dc.description59 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMercado da arte-
Palavras-chave: dc.subjectArte digital-
Palavras-chave: dc.subjectNFTs-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Artificial-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectArte digital-
Palavras-chave: dc.subjectProcessamento digital de imagem-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade virtual na arte-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectArt Market-
Palavras-chave: dc.subjectDigital art-
Palavras-chave: dc.subjectNFTs-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial Intelligence-
Título: dc.titleImpacto das novas tecnologias nas formas de consumo e produção das artes plásticas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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