Programa Bolsa Família: um estudo sobre a autonomia relativa do assistente social frente à condicionalidade educacional e o desafio da intersetorialidade no Centro de Referência da Assistência Social de Goytacazes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Isabela Sarmet de-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Isabela Sarmet de-
Autor(es): dc.contributorFaes, Ivana Arquejada-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Márcia Regina Araújo-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Maíra Teodoro da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9356-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774242-
Descrição: dc.descriptionO Programa de transferência de renda Bolsa Família, além do critério da renda para acessá-lo, exige que as famílias atendam a condicionalidades para que continuem recebendo o que é de direito. O presente estudo aborda a Política de Assistência Social, o programa de transferência de renda Bolsa Família e a condicionalidade educacional, analisando como funciona a rede de proteção social. Em seguida, nos aproximamos do Centro de Referência de Assistência Social de Goytacazes, descrevendo o perfil dos usuários e o cenário de atuação do assistente social, para problematizar a relativa autonomia deste profissional nesta instituição e no programa de transferência Bolsa Família, onde, entre outros desafios, situamos o da intersetorialidade. Para tanto, além de traçarmos o perfil dos usuários, buscamos entrevistar as profissionais sobre o trabalho desenvolvido quando há descumprimento da condicionalidade educacional e a relação que se estabelece ou não entre os vários atores que estão presentes neste cenário.-
Descrição: dc.descriptionThe Bolsa Família Income transfer program, in addition to the income criterion to access it, requires families to comply with conditionalities so that they continue to receive whats is right. The present sudy deals with the Social Assistance Policy, the Bolsa Família income transfer program and educational conditionality, analyzing how the social protection network works. Next, we approach the Reference Center of Social Assistance of Goitacazes, describing the profile of the users and the scenario of the social worker, in order to problematize the relative autonomy of this professional in this institution and in the Bolsa Família transfer program, where, among others challenges, we place that of intersectoriality. Therefore, in addition to outlining the profile of the users, we seek to interview the professionals about the work developed when there is noncompliance with educational conditionality and the relationship that is established or not between the various actores that are present in this scenario.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAssistente social-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Bolsa Família-
Palavras-chave: dc.subjectCondicionalidades-
Palavras-chave: dc.subjectRelativa autonomia-
Palavras-chave: dc.subjectIntersetorialidade-
Palavras-chave: dc.subjectBolsa família-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectPrática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectCentro de Referência da Assistência Social-
Palavras-chave: dc.subjectAção intersetorial-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Título: dc.titlePrograma Bolsa Família: um estudo sobre a autonomia relativa do assistente social frente à condicionalidade educacional e o desafio da intersetorialidade no Centro de Referência da Assistência Social de Goytacazes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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