A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Luciana Gageiro-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Cristiana-
Autor(es): dc.contributorMelo, Marisol Barenco de-
Autor(es): dc.creatorCerqueira, Daniele Fontam do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25187-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774241-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é, a partir da minha atuação enquanto psicopedagoga clínica, contrapor teorias etapistas do desenvolvimento, cronologicamente medidas, com práticas baseadas nos estudos da teoria histórico-cultural de Vigotski. Com isso, a intenção é a de tecer um diálogo que faça pensar a criança e o seu desenvolvimento, nesse campo, com um olhar outro. Minha crítica principal será aos instrumentos utilizados na chamada etapa de avaliação diagnóstica, sobretudo, no que diz respeito aos testes projetivos e operatórios. Partindo das pesquisas e obras de Vigotski, procuramos entender os limites e as competências da clínica psicopedagógica, analisando o estudo de caso de Rui, sob duas perspectivas: as teorias de Piaget com as contribuições de Jorge Visca e a teoria histórico-cultural de Vigotski. Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a pesquisa-intervenção, baseada no “paradigma indiciário”, de Carlo Ginzburg, que nos permite construir sentidos, buscando pistas, indícios na relação com o nosso objeto de estudo. A partir da análise de uma situação clínica, pudemos pensar uma forma outra de atuar na clínica psicopedagógica, fazendo desse espaço um lugar de criação e encontro da criança com seu poder de enunciar a partir de suas vivências e de sua história.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research aims, from my own psycho-pedagogical clinic experience, to oppose stageist human development theories, chronologically measured, with practices based on Vigotsky’s cultural-historical theory. Therefore, my intention is to create a text from which one may think of the child and his/her development in this field in an oblique way. My main critique is in regard to the utilized instruments, the diagnose stage, and specially those of projective and operative tests. With Vigotsky’s research we seek to understand the boundaries and competencies of the psycho-pedagogical clinic, by analysing Rui’s case of study under two perspectives: Piaget’s theories with Jorge Visca’s contributions, and Vigotsky’s cultural- historical theory. Here, the research-intervention method was implemented based on Carlo Ginzburg’s ‘evidentiary paradigm’ in order to create meanings, investigate clues, and indexes related to our object of study. Through the analysis of a real clinical situation, we were able to think and consider different ways of pursuing psycho-pedagogical clinic by building a space of creation in the encounter with the child with his/her enunciations from their own experiences and history.-
Descrição: dc.description77 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPsicopedagogia clínica-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Histórico-Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectPsicopedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPsycho-Pedagogical Clinic-
Palavras-chave: dc.subjectChild-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Palavras-chave: dc.subjectCultural-Historical Theory-
Título: dc.titleA criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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