O Programa Saúde na Escola e a psicologia como parceria em busca dos direitos da criança e do adolescente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMatsumoto, Adriana Eiko-
Autor(es): dc.contributorFreire, Flávia Helena Miranda de Araújo-
Autor(es): dc.contributorSilva, Nancy Lamenza Sholl da-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Graziela Larize-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6271-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774230-
Descrição: dc.descriptionSobre a ótica da psicologia social, buscamos compreender qual a contribuição do Programa Saúde na Escola (PSE) para a garantia de direitos no espaço escolar, bem como o papel da psicologia nas políticas públicas intersetoriais, a partir da configuração de uma profissão de compromisso ético-político. Nesse sentido, discutimos as questões que permeiam a concepção de adolescência desde o início do século XX até a atualidade, tendo suas questões fermentadas pela consolidação do ECA e estratégias de ação que visam garantia dos direitos de crianças e adolescentes via políticas públicas. A partir disso, refletiu-se sobre qual o papel da Psicologia nesse contexto e quais são os seus desafios na luta pela garantia de direitos-
Descrição: dc.descriptionOn the perspective of social psychology, we seek to understand the contribution of the Health in School Program (PSE) to guarantee rights in the school space, as well as the role of psychology in intersectoral public policies, starting from the configuration of a profession commitment ethical- political. In this sense, we discuss the issues that permeate the conception of adolescence from the beginning of the twentieth century to the present, having its issues fermented by the consolidation of ECA (Child and Adolescent Statute) and strategies of action aimed at guaranteeing the rights of children and adolescents through public policies. From this, it was reflected on what role of Psychology in this context and what are its challenges in the fight for the guarantee of rights-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia social-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma saúde na escola-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e saúde-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia social-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescência-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Saúde na Escola (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectSocial psychology-
Palavras-chave: dc.subjectHealth in school program-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescence-
Palavras-chave: dc.subjectEducation and health-
Título: dc.titleO Programa Saúde na Escola e a psicologia como parceria em busca dos direitos da criança e do adolescente-
Título: dc.titleO Programa Saúde na Escola parceria com a psicologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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