A história que na História não consta: um livro de História para contar as trajetórias e narrativas das pessoas com deficiências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Mariani-
Autor(es): dc.contributorRamos, Jacqueline de Faria Barros-
Autor(es): dc.contributorDickman, Ivo-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Luiz Antônio Botelho de-
Autor(es): dc.contributorMello e Silva, Dagmar-
Autor(es): dc.contributorSilva, Janie Garcia da-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Alessandra Furtado de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29291-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774217-
Descrição: dc.descriptionTrabalho desenvolvido e vinculado ao Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Universidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionHistória do Brasil caracteriza-se como uma história contada pelo ponto de vista dos “vencedores”, dos “colonizadores”, das “elites” ou daqueles que exercem o poder. Assim, este trabalho tem, como objetivo geral, realizar uma revisão bibliográfica narrativa, a partir dos livros didáticos de História do Brasil, que abrangem os conteúdos do 8º ano do Ensino Fundamental II, desde a Crise do Sistema Colonial Brasileiro até o final do Segundo Reinado, analisando os processos de “apagamento" da pessoa com deficiência, que esconderam a sua importância e a sua representatividade, em contextos e ambientes diferentes e distintos. Entre os objetivos específicos está a realização de um levantamento por amostragem de livros didáticos adotados pelo Município de Niterói, provando que neles não são citadas a existência e as contribuições de pessoas com deficiência (sendo construída uma narrativa de invisibilidade delas no contexto histórico e, até mesmo, uma visão que alude ao capacitismo). A pesquisa se propôs a uma revisão bibliográfica narrativa, qualitativa das obras didáticas adotadas na Rede Municipal de Niterói e em artigos das plataformas Scielo e Google acadêmico. Como fundamentação teórica sobre historiografia, utilizaram-se as referências bibliográficas devidamente citadas, em Jacques Le Goff e Michael Pollak. Como resultado apresentamos um produto de conclusão de curso, a saber, um livro de Literatura Infantojuvenil, com a personagem tornando-se uma pessoa com deficiência, a fim de evidenciar que a deficiência não é um impedimento para que as pessoas tenham uma vida produtiva e que a inclusão faz-se necessária no sentido de proporcionar a representatividade nas nossas produções literárias, trazendo exemplos que possam servir de referências às pessoas com deficiência. Concluímos que o processo de fomento à inclusão deve ser feito desde a mais tenra idade para que sejam abolidas em nossas práticas cotidianas qualquer forma de expressão do Capacitismo que possa existir na sociedade. Essa investigação demonstrou a necessidade de termos explicitadas as pessoas com deficiências nos livros oficiais que circulam no nosso país. É importante que estas pessoas se sintam representadas na História oficial.-
Descrição: dc.descriptionThe History of Brazil is characterized as a story told from the point of view of the “winners”, the “dominators”, the “elites” or those who exercise power. Thus, this work has, as a general objective, to carry out a narrative bibliographic review, from the History of Brazil textbooks, which cover the contents of the 8th year of Elementary School II, from the Crisis of the Brazilian Colonial System to the end of the Second Reinado, analyzing the processes of “erasing” people with disabilities, which concealed their importance and their representativeness, in different and different contexts and environments. of Niterói, proving that the existence and contributions of people with disabilities are not mentioned in them (a narrative of their invisibility in the historical context and even a vision that alludes to ableism being constructed). narrative, qualitative of the didactic works adopted in the Municipal Network of Niterói and in articles from the Sciello and Googl platforms and academic. As a theoretical foundation on historiography, the duly cited bibliographic references were used, in Jacques Le Goff and Michael Pollak. As a result, we present a course conclusion product, namely, a book on Children's Literature, with the character becoming a person with a disability, in order to show that disability is not an impediment for people to have a productive and that inclusion is necessary in order to provide representation in our literary productions, bringing examples that can serve as references for people with disabilities. We conclude that the process of fostering inclusion must be carried out from an early age so that any form of expression of Capacitism that may exist in society are abolished in our daily practices. This investigation demonstrated the need to make people with disabilities explicit in the official books that circulate in our country. It is important that these people feel represented in the official history.-
Descrição: dc.description191 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectLivro eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante com necessidades específicas-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectDiversity-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectDisabilities-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic text-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Título: dc.titleA história que na História não consta: um livro de História para contar as trajetórias e narrativas das pessoas com deficiências-
Título: dc.titleThe story that does not appear in History: a history book to tell the trajectories and narratives of people with disabilities-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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