Brasil canibal: antropofagia e tropicalismo no Macunaíma de Joaquim Pedro de Andrade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Paulo Knauss de-
Autor(es): dc.contributorKornis, Mônica-
Autor(es): dc.contributorLino, Sônia Cristina-
Autor(es): dc.contributorMauad, Ana Maria-
Autor(es): dc.creatorGuedes, Wallace Andrioli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28692-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774211-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é colocar em destaque as relações estabelecidas entre dois dois principais movimentos artístico-culturais do Brasil da década de 1960, o Cinema Novo e o Tropicalismo, a partir de análise do filme Macunaíma, adaptação da rapsódia modernista de Mário de Andrade realizada pelo cineasta carioca Joaquim Pedro de Andrade em 1969. Macunaíma-filme foi taxado, desde seu lançamento, como exemplo máximo de “cinema tropicalista”, expoente de uma nova fase do Cinema Novo que dialogava com o movimento que surgira, há pouco, na música com Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros. E foi sob esse rótulo que o filme de Joaquim Pedro passou à história do cinema brasileiro. No presente texto, busco problematizar a classificação de Macunaíma enquanto “filme tropicalista”, a partir da compreensão, num primeiro momento, dos dois movimentos artísticos aqui discutidos. Nesse sentido, são retomados os debates internos ao Cinema Novo, suas diversas “fases” e a atuação intelectual de seus principais nomes, dentre eles, Joaquim Pedro de Andrade. Também lanço olhar para os confrontos entre tropicalistas e artistas nacionalistas, para a descoberta do pensamento de Oswald de Andrade por Caetano, Gil e, a partir deles, por toda uma cena artística brasileira do período, e para os significados múltiplos do movimento tropicalista e suas ramificações para além da música popular. Dou, entretanto, devido destaque à discussão em torno do já citado pensamento oswaldiano, particularmente no que concerne ao seu conceito de antropofagia: é a representação ou citação do ato canibal – presente tanto nas canções e no procedimento tropicalista quanto no filme Macunaíma (e também em outros filmes do período) – uma das responsáveis por esta aproximação estabelecida entre a obra mais célebre de Joaquim Pedro e o Tropicalismo. Realizo, então, discussão acerca da antropofagia, no intuito de compreender suas nuances no tempo, e as diferentes possibilidades de apropriação deste conceito. A compreensão de que podem existir diferentes antropofagias é fundamental para o objetivo primordial deste trabalho: relativizar a relação entre o filme Macunaíma (e, de forma mais ampla, o Cinema Novo brasileiro) e o movimento tropicalista.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this research is to highlight the relations established between two main artistic-cultural movements of Brazil in the 1960s, the Cinema Novo (New Cinema) and Tropicalism, from the analysis of the film Macunaíma - an adaptation of the modernist rhapsody by Mário de Andrade, turned into reality by Rio-born filmmaker Joaquim Pedro de Andrade in 1969. Macunaíma – the movie – has been labeled, ever since its premiere, as the uttermost example of “tropicalist cinema”, exponent of a new phase in Cinema Novo which conversed with the movement that came to light, not long before, through songs by Caetano Veloso, Gilberto Gil and others. And it was under that label that the film by Joaquim Pedro went into Brazilian cinema history. In the present text, I aim to problematize the classification of Macunaíma as “tropicalist film”, from the understanding, at a first moment, of both artistic movements discussed here. With that goal in mind, internal debates from Cinema Novo are retaken here, its several “phases” and the intellectual action of its main characters, among them, Joaquim Pedro de Andrade. I also take a look at the confrontations between tropicalists and nationalist artists, at the discovery of Oswald de Andrade’s thoughts by Caetano, Gil and, starting with them, at a whole Brazilian artistic scene of that time, and at the multiple meanings of the tropicalist movement and its ramifications beyond popular music. I give, however, the proper importance to the discussion around the above mentioned oswaldian thinking, particularly concerning his concept of anthropophagy: it is the representation or citation of the cannibal act – present in songs and in the tropicalist procedure as much as in the film Macunaíma (and also in other films from that time) – one of the responsible by this approximation established between the most famous work by Joaquim Pedro and Tropicalism. I bring forth a discussion, then, about anthropophagy, aiming to understand its nuances in time, and the different possibilities of the appropriation of this concept. The understanding that there may be different anthropophagies is fundamental for the main goal of this work of study: to relativize the relationship between the film Macunaíma (and, in a broader sense, the Brazilian Cinema Novo) and the tropicalist movement.-
Descrição: dc.description143 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCinema novo-
Palavras-chave: dc.subjectTropicalismo (Movimento cultural)-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação para o cinema-
Palavras-chave: dc.subjectAntropofagia-
Palavras-chave: dc.subjectAndrade, Mário de, 1893-1945 Macunaíma-
Título: dc.titleBrasil canibal: antropofagia e tropicalismo no Macunaíma de Joaquim Pedro de Andrade-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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