A importância da abordagem de história e filosofia da ciência para o ensino de química: avaliação prática de efeitos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias, Florence Moellmann Cordeiro de-
Autor(es): dc.contributorMorgado, Antônio Carlos da Conceição-
Autor(es): dc.contributorCid, Roberto Carlos Alvim-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Carolyna Pinto Silva do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7176-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774209-
Descrição: dc.descriptionA utilização da História e da Filosofia da Ciência tem sido defendida como forma de contextualizar o ensino de ciências. Os currículos com enfoque em ciência, tecnologia e sociedade tem sido uma forma de inserção da abordagem HFC. Esta abordagem tem sido defendida pela UNESCO, pela legislação brasileira e por diversos pesquisadores, que acreditam que o ensino de ciências contemporâneo está em crise e precisa ser repensado, levando-se em conta os aspectos de uma sociedade cada vez mais globalizada e tecnológica. Algumas pesquisas retratam que a aproximação do enfoque HFC ao ensino das ciências tem evoluído, como evidenciado pelo grande número de conferências para discutir o assunto e o número de publicações de trabalhos de pesquisa na área. Contudo, ainda são poucos os trabalhos em que é feita a aplicação prática da abordagem HFC ao ensino de ciências. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração e aplicação de uma aula introdutória de química, para alunos de primeiro e segundo ano do ensino médio regular de uma escola pública, visando a contextualização da ciência, com enfoque na química e a resignificação de alguns conceitos distorcidos, previamente estabelecidos. Para que se pudessem avaliar os efeitos da aula pela perspectiva HFC, foi elaborado e aplicado um questionário avaliativo, onde os alunos responderam a cinco questões problematizadoras. Como resultado da análise, foi possível concluir que a aula introdutória de química, pela abordagem HFC foi efetiva e alcançou os objetivos propostos, uma vez que houve resignificação e contextualização de diversos conceitos relacionados à química e a produção de conhecimento científico. Os resultados foram mais evidentes com os alunos do primeiro ano, onde as diferenças da aplicação da abordagem pela HFC foram mais percebidas, despertando o interesse dos alunos pela química. Com os alunos do segundo ano, os objetivos também foram efetivamente alcançados, contudo, foi menos evidente a transformação de alguns conceitos previamente estabelecidos-
Descrição: dc.descriptionUse of History and Philosophy of Science (HPC) has been defended as a way of contextualizing the teaching of science. Curriculums focusing on science, technology and society has been a way of insertion of HPC approach. This approach has been defended by UNESCO, by Brazilian law and by many researchers who believe that the teaching of contemporary science is in crisis and needs to be rethought, taking into account the aspects of an increasingly global and technological society. Some surveys portray the approach to focus HPC science teaching has evolved, as evidenced by the large number of conferences to discuss the subject and the number of research papers publications in this area. However, there are few jobs where there is a practical application of HPC approach to science teaching. This work aimed at the development and implementation of an introductory chemistry for students of first and second year of regular high school in a public school, aiming to contextualize science, with a focus on chemistry and reframing some distorted concepts previously established. So that it could assess the effects of class for HPC perspective, it was developed and implemented an evaluation questionnaire where students responded to five problem-solving questions. As a result of analysis, it was concluded that introductory lecture of chemistry, HPC approach was effective and achieving its objectives, since there was reframing and contextualization of various concepts related to chemistry and the production of scientific knowledge. The results were more evident with the first year students, where differences of approach by application of HPC were more perceived, arousing the students' interest in chemistry. With the second year students, the goals have also been effectively achieved, however, was less evident transformation of concepts previously established-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectHistória e filosofia da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem contextual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectInstrumentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectHistory and philosophy of science-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectContextual approach-
Título: dc.titleA importância da abordagem de história e filosofia da ciência para o ensino de química: avaliação prática de efeitos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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