Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Selles, Sandra Escovedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marise Basso | - |
Autor(es): dc.contributor | Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Ayres, Ana Clea Braga Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | D’Oliveira, Anna Gibson Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:37:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:37:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30868 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774190 | - |
Descrição: dc.description | Ao longo das últimas décadas, o currículo de Ciências vem passando por mudanças motivadas por demandas sociais, culturais e políticas, pelo poder público. Observam-se no currículo perspectivas sobre a temática alimentação principalmente relacionadas à saúde humana, em uma abordagem predominantemente biológica e bioquímica, secundarizando as influências sociais e culturais diversas associadas à temática. Para compreender quais foram as mudanças e permanências da alimentação no ensino de Ciências, situo minha pesquisa em torno desses dois eixos - mudanças curriculares e narrativas docentes - tomando como referência a abordagem da alimentação como um tema sensível em um estudo envolvendo gerações de professores(as) graduados(as) em 1990, 2000 e 2010. Na análise documental, são examinados documentos curriculares e livros didáticos e para a etapa final da pesquisa, na construção das narrativas, serão realizadas entrevistas com professores(as) que iniciaram seu magistério nas respectivas décadas investigadas pela pesquisa. Foi realizado um levantamento de professores(as) por meio de formulário eletrônico sobre a temática no ensino de Ciências e Biologia. A última etapa da pesquisa destinou-se a elaboração das narrativas temáticas com os(as) professores(as) de Ciências e Biologia, que iniciaram seu magistério nas décadas de 1990, 2000 e 2010, em que mapeamos como a trajetória docente foi se transformando com o decorrer dos anos e, com ela, a prática pedagógica dos(as) professores(as). Com a pesquisa, mapeamos como as mudanças e permanências ocorreram no ensino de alimentação humana e em quais contextos foram inseridas. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Over the last decades, the Science curriculum has been facing changes by the public authority, motivated by social, cultural, and political demands. In the curriculum, perspectives about the food thematic, specially related to the human health, are noticed to have a biological and biochemical predominant approach, putting several social and cultural influences related to the topic on the sideline. In order to understand what has changed and what has remained about food in Science teaching, my research is located among two axis – curricular changes and teaching narrative – taking for reference the food approach as a sensitive topic in a study including generations of teachers who graduated in the 1990s, the 2000s, and the 2010s. In the documental analysis, curricular documents and textbooks are reviewed, and, for the final stage of the research, in the narrative building, interviews will be conducted with teachers who started teaching in the respective decades investigated by the research. A survey with teacher was taken through electronic form about the topic of Science and Biology teaching. The last stage of the survey was dedicated to elaborate thematic narratives with the Science and Biology teachers, who started giving lessons in the 1990s, the 2000s, and the 2010s, in which we mapped how the teaching path went through transformation through the years, and, along with it, the pedagogical practice of the teachers. With the research, we were able to chart how changes and permanencies happened in the human feeding teaching and in which context they were placed. | - |
Descrição: dc.description | 160 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo e narrativas docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum and teaching narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Food | - |
Título: dc.title | Mudanças curriculares sobre a temática alimentação: estudo geracional com professores de ciências (1990-2010) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: