Uma visita à educação financeira nos livros didáticos do PNLD: idealização versus prática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Flávia dos Santos-
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorMotta, Carlos Eduardo Mathias da-
Autor(es): dc.creatorCastro, Wesley do Amaral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:37:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:37:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25815-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774188-
Descrição: dc.descriptionO tema da matemática financeira vem ganhando destaque na última década como um assunto a ser ensinado nas escolas impulsionado, dentre outros motivos, pelo lançamento da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF – criada pelo Decreto Federal 7.397/2010 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. Desde então, diversos autores têm buscado incorporar o assunto nos livros didáticos para a educação básica. Por sua vez, tal movimento suscitou os pesquisadores da área de educação matemática a se interessarem em avaliar como as propostas para incorporar a educação financeira nos livros didáticos vem sendo feita, o que gerou uma série de trabalhos sobre o assunto. Este estudo tem por objetivo investigar que aspectos da matemática financeira e da educação financeira vem sendo destacados nas pesquisas brasileiras que tratam do assunto em livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático. A presente investigação tem como inspiração a meta - análise e a metassíntese , uma das modalidades da pesquisa bibliográfica. O corpus documental se concentrou em dissertações e teses disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES do período de 2010 a 2020. O objetivo é fazer uma síntese das principais críticas a respeito da abordagem da matemática financeira e da educação financeira nessas obras, a fim de identificar seus pontos positivos e negativos-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Matemática e Estatística-
Descrição: dc.descriptionThe issue of financial mathematics has been gaining prominence in the last decade as a subject to be taught in schools, driven, among other reasons, by the launch of t he National Strategy for Financial Education - ENEF - created by Federal Decree 7.397/2010 with the aim of contributing to the strengthening citizenship by providing and supporting actions that help the population to make more autonomous and conscientious financial decisions. Since then, several authors have sought to incorporate the subject in textbooks for basic education. In turn, this movement has raised researchers of mathematics education to become interested in evaluating how proposals to incorporate financial education in textbooks have been made, which generated a series of works on the subject. This study aims to investigate which aspects of financial mathematic s and financial education have been highlighted in Brazilian research dealing with the subject in textbooks approved by the National Textbook Program. The present investigation is inspired by meta - analysis and meta - synthesis , one of the modalities of bibli ographic research. The documental corpus focused on dissertations and theses available in the BDTD Theses and Dissertations Bank from 2010 to 2020. The objective is tmathematics and financial educatio n approach in these works, in order to identify its positive and negative points-
Descrição: dc.description57 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectMeta análise-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática financeira-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectFinancial math-
Palavras-chave: dc.subjectFinancial education-
Palavras-chave: dc.subjectText books-
Palavras-chave: dc.subjectMeta analysis-
Título: dc.titleUma visita à educação financeira nos livros didáticos do PNLD: idealização versus prática-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.